Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Secretário da Habitação libera 150 casas para moradores de áreas de risco
11/02/2011 13h27

Secretário da Habitação libera 150 casas para moradores de áreas de risco

A prefeita Izabel Cristina Campanari Lorenzetti esteve esta semana em São Paulo para uma audiência com o secretário de Estado da Habitação, Silvio Torres. Na pauta, o pedido de casas populares para Lençóis Paulista objetivando atender os moradores que residem em áreas de risco e que foram atingidas pelas enchentes ocorridas em de 17 de janeiro.

A boa notícia foi a confirmação, feita pelo próprio secretário, que a cidade vai receber 150 casas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Parte dessas moradias deverão atender os lençoense que moram próximas ao Rio Lençóis e Rio da Prata. O Deputado Pedro Tobias também acompanhou a reunião.

A documentação dos terrenos que a Prefeitura tem disponível para a construção de moradias populares já foram encaminhados à Secretaria de Habitação. De acordo com Bel Lorenzetti, dois locais têm condições de receber as casas: O Conjunto Habitacional Lençóis Paulista D, no Jardim do Caju, e a Vila Bacilli, próximo à Rodovia Mal. Rondon. Bel estuda ainda construir mais unidades residencias no Bairro de Alfredo Guedes, também para atender moradores em áreas de risco.

Ainda segundo a prefeita, o Secretário prometeu celeridade ao processo, uma vez que o sistema será feito através de empreitada global, onde a CDHU assume toda a obra bem como a infraestrutura. “O secretário Silvio Torres disse que com toda a documentação pronta, os locais, as visitas técnicas e a definição dos mutuários, a construção das casas poderia ser iniciada ainda em 2011”, ressaltou a Prefeita.

As demais regras do processo serão anunciadas pela Prefeitura, bem como os levantamentos das famílias que participarão do programa feito junto com a CDHU. A Prefeitura orienta as pessoas que foram atingidas pelas enchentes que tenham calma neste momento. Não será preciso fazer inscrição para o programa de moradias, uma vez que esse trabalho já foi feito pela Diretoria de Assistência Social.

Silvio Torres disse que a CDHU vai atuar em parceria com a prefeitura para atender às necessidades habitacionais do município. "Já fui prefeito e conheço as dificuldades dos municípios. Por isso, vamos trabalhar e conjunto para beneficiar o maior número de famílias possível."

O deputado Pedro Tobias ressalta que a decisão foi um avanço para a região. "O secretário Silvio Torres é um grande parceiro e atendeu com presteza a todos os prefeitos. A reunião foi muito positiva. A determinação do governador Alckmin é trabalhar para construir o maior número de casas e é isso que estamos fazendo", avaliou o deputado.

“Lençóis não está inventando um processo. Essas regras já existem e estaremos juntos com a Secretaria de Habitação para fazer a nossa parte. Gostaria que as pessoas soubessem que tanto a prefeita e toda a sua assessoria não estavam de braços cruzados, nunca houve inércia ou acomodação de nossa parte. Desde que as enchentes ocorreram enfrentamos a situação buscando saídas e maneiras de atender a população dentro da lei e das possibilidades orçamentárias, com apoio do governo do Estado”, finaliza Bel Lorenzetti.