Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Alunos participam de ações variadas que estimulam escolhas positivas
01/07/2016 15h53

Alunos participam de ações variadas que estimulam escolhas positivas

Alunos do oitavo ano B da Escola Lina Bosi apresentaram a peça teatral “Droga? Tô Fora” a alunos mais novos das escolas Eliza Pereira de Barros e Esperança de Oliveira

As escolas de Lençóis Paulista, em parceria com o poder público e a comunidade, continuam a desenvolver muitas ações dentro do Fórum Permanente de Combate o Uso de Drogas, iniciativa idealizada pela Prefeitura Municipal que gera reflexão sobre a temática e mostra também as oportunidades de escolhas positivas.

Com esse olhar, os alunos do oitavo ano B da Escola Lina Bosi Canova, no Jardim Ubirama, expandiram seu trabalho para além da própria escola. Eles apresentaram a peça teatral “Droga? Tô Fora” a alunos mais novos das escolas Eliza Pereira de Barros e Esperança de Oliveira. Todo o trabalho foi coordenado professor de Artes Roni Zacarias e valeu à pena para quem participou e assistiu. “Foi uma experiência nova para a gente, essa de poder sair da escola e mostrar para outras pessoas o nosso teatro”, comentou a aluna Carla Eduarda Rossini. “Uma das mensagens da peça é que alguns tipos de amizades não compensam”, destacou.

Em Alfredo Guedes, as ações do Fórum de Combate às Drogas também estão bem intensas. Uma programação bem interessante dentro da agenda foi o II Encontro de Bandas e Fanfarras, realizado no último sábado, que reuniu 320 músicos distribuídos nos 10 grupos participantes, formados por alunos das escolas municipais, de uma escola estadual, de escolas particulares e da empresa Zilor. O evento foi encabeçado pela diretoria de Cultura e, conforme o diretor Nilceu Bernardo, tem grande potencial para se tornar tradicional e valorizar cada vez mais o distrito de Alfredo Guedes. “A rua ficou viva, musical, o Memorial Alfredo Guedes foi visitado, e assim foi divulgada ainda mais a memória da região, que se confunde com a própria história nacional”. Veja fotos do evento: clique aqui.

A Escola Municipal de Educação Infantil Maria Cordeiro Fernandes Orsi, na Cecap, também desenvolveu recentemente com os pequenos e suas famílias um projeto interessante dentro das ações do Fórum, que ganhou o nome de “Faça a sua escolha” e chamou a atenção para a importância dos pais na vida dos filhos.

A coordenadora da escola, Letícia Aparecida Sanches, explica que em conversa com as professoras surgiu a ideia de produzir um vídeo com enfoque na pergunta “Quem você convidaria para jantar?”. Primeiro as famílias responderam a essa questão e depois os alunos. No mês de maio então a escola reuniu a todos para mostrar o resultado. “Os adultos respondiam que gostariam de jantar somente com pessoas famosas e quando passamos as respostas dos alunos conseguimos surpreendê-los pois a família esteve presente na maioria dos relatos”, conta a coordenadora. Depois os alunos realizaram apresentações musicais e as famílias puderam deixar mensagens para os seus filhos em um mural na escola. O ambiente escolar também esteve todo decorado com reflexões sobre escolhas. Confira fotos do evento: clique aqui.