Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Escola Eliza conquista ouro no Estado e prata no Brasil em Olimpíada Internacional de Matemática
01/07/2016 11h04

Alunos do 5º ano A e a professora Priscila exibem o certificado de reconhecimento: prata na etapa estadual e ouro na nacional

Os alunos do 5º ano A da Escola Municipal Eliza Pereira de Barros, no Centro de Lençóis Paulista, foram destaque na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras: conquistaram medalha de ouro na etapa estadual e prata na nacional.

Criada em 1989 pelo Ministério da Educação da França, a competição envolveu mais de 200 mil alunos de 28 países, sendo aproximadamente 30 mil brasileiros. A prova é aplicada em 9 diferentes idiomas e, no Brasil, é organizada pela Rede POC (Programa de Olimpíadas do Conhecimento), um programa de intercâmbio científico que tem como objetivo estimular o interesse entre os estudantes pela Ciência, Tecnologia e Inovação.

A professora Priscila Camargo Duarte Romani foi quem inscreveu sua turma para participar da iniciativa. “Eu sempre busco práticas inovadoras para trazer um aprendizado diferenciado para todos. E essa iniciativa tem um processo inovador”, disse.

A aluna Ana Clara Gomes, de 11 anos, reconheceu espontâneamente o empenho da professora e a fez derrubar uma lágrima de emoção: “Ela sempre está dando força pra que a gente melhore mais a cada dia”. comentou.

Diferente

Segundo Romani, esse processo se difere de outras competições de matemática à disposição das escolas porque não é direcionado apenas para os alunos que possuem altas habilidades nessa disciplina, mas para toda classe. A competição oferece exercícios que estimulam a imaginação, a racionalização e a formalização das situações cotidianas e também diversão, iniciativa pessoal, organização e cooperação.

Para estimular o sucesso dos alunos, a professora ofereceu no período da tarde (eles estudam durante a manhã) um grupo de estudos preparatórios, quando eles realizaram as provas dos anos anteriores como treinamento. O aluno André Luiz Pereira de Lima, de 10 anos, foi um dos que participaram desse grupo. “Foi bom porque a gente já foi se acostumando com a prova. E a gente aprendeu mais também”, conta.

Contente com o resultado, a professora divide o mérito com toda a escola. “É um trabalho da escola e de toda a nossa equipe, já que esses alunos estão aqui desde o primeiro ano”.