Lençóis Paulista, 27 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Escola Luiz Zillo representa Lençóis em desafio das Olimpíadas
30/06/2016 14h41

Escola Luiz Zillo representa Lençóis em desafio das Olimpíadas

Escola promove campanha para que lençoenses votem na bandeira criada pelos alunos, que estará presente nos Jogos Olímpicos Rio 2016

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Zillo representa Lençóis Paulista no Desafio Escolar “Trégua Olímpica – Eu Construo a Paz”, promovido pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Por participar do desafio, a bandeira que os alunos construíram em estímulo à paz no mundo automaticamente estará presente na programação do evento, mas pode conquistar um lugar de destaque se for uma das dez mais votadas do Brasil e dará direito a uma réplica da tocha olímpica para a escola. Por isso os educadores e alunos estão em campanha para que os lençoenses votem na bandeira desenvolvida na escola.

A EMEF tomou a iniciativa de fazer parte desse movimento depois de uma solicitação da Diretoria Municipal de Educação para incluir o tema Olimpíadas nas aulas, já em preparação para a passagem da tocha olímpica por Lençóis Paulista, que ocorrerá no dia 17 de julho. As outras escolas municipais estão trabalhando em propostas diferentes, também para marcar esse momento.

Desafio

A professora orientadora de informática educacional, Angela Maria de Carvalho, foi quem propôs a participação no desafio, que logo foi abraçado por toda a escola. “Envolvemos nesse trabalho os alunos do primeiro ao quinto ano. Todos se dedicaram, pesquisaram, estudaram e desenvolveram os desenhos, que deram origem à nossa bandeira”, diz.

O aluno Cauã Gabriel da Silva Barros, do quinto ano, que se identifica muito com artes, ficou com a incumbência de reunir as ideias de todos os colegas em um único desenho, que deu origem à bandeira da escola Luiz Zillo, com ícones que simbolizam as nações do mundo todo e uma pomba verde amarela ao Centro, em alusão à paz. Junto, consta a frase também pensada pelos alunos: “Todos pelo esporte, tudo pela paz”. “Peço para todo mundo votar para que a gente possa ganhar!”, enfatiza o aluno Cauã, bastante empolgado.

Segundo a diretora da escola, Cristiane de Fátima Ribeiro, o tema começou a ser trabalho a partir da parte histórica da Olimpíadas, com vídeos e leituras, os descobrimentos dos símbolos das principais nações participantes do evento, até chegar à passagem da tocha por Lençóis Paulista. “Para o aluno é um momento enriquecedor e uma oportunidade de despertar o gosto pelos esportes”, disse.

Já no Rio

A bandeira produzida pela Escola Luiz Zillo já foi enviada para o Rio de Janeiro, conforme explica a professora Ângela Carvalho. “De qualquer forma ela estará presente no evento. Se estiver entre as dez mais bem votadas, ficará sozinha em um lugar de destaque durante as Olimpíadas no Rio de Janeiro. Se ela não ficar entre as dez mais votadas, estará em um mosaico junto com todas as bandeiras das demais escolas do Brasil que participaram dessa iniciativa”, diz.

Votação

Agora a escola está convidando toda a população a participar do “bandeiraço” virtual, que ajuda a levantar a bandeira pela paz. As dez escolas com o maior “bandeiraço” serão as vencedoras.

Para votar, acesse diretamente o link: http://www.desafiotransforma.com.br/escolas/luiz_zillo_26_5010_2 . É preciso votar na imagem da bandeira e depois compartilhar.