Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Crianças se engajam em campanha e convidam adultos a serem bons motoristas
29/06/2016 15h52

Crianças se engajam em campanha e convidam adultos a serem bons motoristas

Munidos com faixas, cartazes, panfletos e com a informação na ponta da língua, os alunos da Escola Esperança transmitiram mensagens de boas condutas ao volante

As escolas municipais Esperança de Oliveira e Eliza Pereira de Barros, localizadas no Centro de Lençóis Paulista, estão participando de uma iniciativa do Detran-SP em parceria com a Diretoria Municipal de Educação com foco na conscientização por um trânsito harmonioso. Professores dessas unidades participam do curso Criança Segura no Trânsito e, com o apoio das aulas, ensinam aos alunos as regras de sinalização e os estimulam a serem bons pedestres. Estes, por sua vez, estimulam seus pais e conhecidos a serem bons motoristas.

Como parte das ações, a Escola Esperança de Oliveira promoveu na semana passada uma mobilização ao redor da escola. Munidos com faixas, cartazes, panfletos e com a informação na ponta da língua, os alunos transmitiram mensagens de boas condutas ao volante para os motoristas que passaram pelo local. O evento contou com o apoio da Polícia Militar e do setor de trânsito da Prefeitura.

“Os alunos participaram bastante de todas as atividades em sala de aula antes desse momento e ficaram bastante motivados com a campanha”, disse a professora do quinto ano A, Jéssica Pimental Correia.

A aluna Emanuele da Silva Andrade, de 10 anos, não escondia a empolgação. “Eu achei legal expor os cartazes porque chamou a atenção das pessoas e elas perceberam que queremos passar algo positivo para elas”, disse. “Em casa eu também já passei tudo que aprendi para o meu padrasto, que me leva todos os dias no balé, e para a minha mãe, que está tirando carta”.

Sua colega, Érica Fernanda Paccola, da mesma idade, contou que já sabe a motorista que vai ser quando crescer: “Vou sempre respeitar as regras, porque assim eu não vou sofrer nem causar acidentes”.

Alunos como protagonistas

De acordo com a diretora da escola Esperança, Clarice de Alencar Garcia, atividades como essa fazem toda a diferença para a assimilação de um aprendizado que é para toda a vida. “Toda vez que o aluno participa de uma atividade efetiva, isso fica guardado na memória dele como um fato diferencial. Tanto que se perguntarmos para um adulto hoje o que é que ele lembra de seu tempo de criança, com certeza vai ser daquele momento em que ele participou ativamente, como protagonista”.

VEJA MAIS FOTOS: CLIQUE AQUI