Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / BMOL é selecionada no Concurso Bibliotecas Acessíveis
28/06/2016 15h12

BMOL é selecionada no Concurso Bibliotecas Acessíveis

Projeto de Lençóis Paulista destacou a acessibilidade da BMOL

Nesta quarta-feira, 29/06, a Prefeita Bel Lorenzetti e o Diretor de Cultura, Nilceu Bernardo, estarão em São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, onde participam da cerimônia de premiação do Concurso Acessibilidade em Bibliotecas, promovida pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que contará com a presença do Governador Geraldo Alckmin.

Lençóis Paulista se inscreveu no “Concurso Bibliotecas Acessíveis” com o projeto "Acessibilidade Viva" que descreve as ações e estruturas que o município tem em relação á cultura acessível. A Biblioteca Municipal Orígenes Lessa foi selecionado para receber o Kit Tipo 2, que compõe computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA, computador, display braile e impressora braile, habilitando a biblioteca que já é reconhecida por seu rico acervo e suas ações de estímulos à leitura, para receber ainda mais pessoas com necessidades especiais, para aproveitarem do universo da literatura

O concurso

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência promove o concurso Bibliotecas Vivas com o objetivo de selecionar projetos de bibliotecas públicas interessadas em receber equipamentos de tecnologia assistiva capazes de assegurar o acesso à leitura para pessoas com deficiência visual e motora.

Os interessados elaboraram projetos destacando como pretendem ampliar a frequência de usuários com deficiência em sua unidade. Os projetos foram selecionados por uma Comissão Julgadora e os vencedores receberão os equipamentos, além do treinamento necessário à sua utilização.

As bibliotecas participantes puderam optar por candidatar-se a receber equipamentos do Kit Tipo 1 (computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA e computador) e do Kit Tipo 2 (que acrescenta ainda um display braile e impressora braile).