Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis ganha prêmio da Abrinq pelo Espaço Vem Ser
22/06/2016 16h08

Lençóis ganha prêmio da Abrinq pelo Espaço Vem Ser

Prefeita Bel durante o reconhecimento; Lençóis é a única cidade do Estado e está entre as cinco do Brasil

Lençóis Paulista é a única cidade do Estado de São Paulo e está entre as cinco do Brasil reconhecidas na categoria de “Boas Práticas” do Prêmio Prefeito Amigo da Criança da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente. A prefeita Bel Lorenzetti recebeu o prêmio em Brasília na tarde da quarta-feira, dia 22, durante solenidade que ocorreu no auditório “Nereu Ramos”, na Câmara dos Deputados. O Programa Prefeito Amigo da Criança mobiliza e reconhece esforços de gestores públicos municipais e suas equipes de trabalho na promoção e defesa de direitos de crianças e adolescentes.

“Ter um projeto destacado entre as cinco boas práticas é muito bom. O Espaço Vem Ser nos prova, a cada dia, que a criança precisa de proteção, apoio, e principalmente, de oportunidades. Uma grande equipe é responsável pelo projeto e merece nosso reconhecimento”, comentou a prefeita Bel.

“Apesar de ser um local tão novo, temos a alegria de ver nosso trabalho reconhecido em âmbito nacional, o que é fruto de um trabalho em equipe feito com muito carinho, seriedade e amor, que está fazendo a diferença na vida da nossa comunidade”, emendou a diretora do Espaço Vem Ser, Patrícia Aparecida Sanches, que esteve em Brasília acompanhando a prefeita, também ao lado da assistente social Sueli Mariano Almeida.

O Espaço Vem Ser

O Espaço Vem Ser representa a consolidação de um sonho antigo de todos os profissionais envolvidos com a educação especial ganhou justamente o nome de Espaço Vem Ser. Inaugurado em novembro de 2014, ele oferece em um mesmo prédio uma série de atendimentos complementares aos alunos da Rede Municipal que necessitam, com o apoio de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogas, fonoaudiólogas, terapeuta ocupacional e profissionais ligados às áreas cultural, esportiva e profissionalizante.

O trabalho é possível por meio da união de esforços de vários setores da Prefeitura, entre eles Educação, Saúde, Assistência Social, Esportes, Cultura, Centro de Formação Profissional e Tecnologia da Informação. O foco principal são crianças em sofrimento mental, que apresentam atrasos neuropsicomotores ou que estão em condição de vulnerabilidade social.

Atendimento

O Espaço Vem Ser já soma 575 crianças e adolescentes com idade até 16 anos atendidos nas áreas de psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Estes serviços oferecem psicoterapia, avaliação na área cognitiva, reabilitação neuropsicomotora, orientação às famílias e escolas quanto ao desenvolvimento emocional e na área de aprendizagem.

Também oferece atividades complementares com aproximadamente 160 alunos frequentando as aulas de dança, tênis de mesa, cabelo e pele. Essas são oferecidas para as crianças e adolescentes que são atendidos pelos profissionais de saúde e também para outros alunos da rede municipal e demais escolas da cidade.

O curso de cabelo e pele é destinado principalmente para as mães dos alunos atendidos, mas também tem a participação da comunidade de modo geral.

Veja!

Assista ao vídeo e confira como funciona o trabalho e o que dizem os pais de alunos atendidos e os profissionais envolvidos. Clique em: http://www.lencoispaulista.sp.gov.br/v2/videos/718/espaco-vem-ser.html