Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Agentes iniciam cadastramento de famílias para o Ministério da Saúde
22/06/2016 14h52

Agentes iniciam cadastramento de famílias para o Ministério da Saúde

População pode colaborar atendendo o agente comunitário de saúde

Os agentes comunitários iniciaram neste mês um cadastramento de informações por orientação do Ministério da Saúde. A população pode colaborar recebendo os profissionais e respondendo as solicitações. Durante a visita é aplicado um questionário para o responsável pela residência (cadastro domiciliar) e também uma ficha individual para cada morador do imóvel (cadastro individual).

O cadastramento é necessário pois o governo federal acaba de adotar um novo sistema de informações para os usuários, chamado de E-SUS Atenção Básica. Esses dados vão compor um cadastro nacional.

“Mesmo quem tem plano de saúde particular deve colaborar com o cadastramento. É importante que as equipes de saúde conheçam as famílias residentes na área onde atuam. Além disso essas informações vão compor um banco de dados que vai nortear políticas públicas”, destaca o diretor de Saúde, Márcio Caneppele Santarém. “Todo mundo depende do SUS direta ou indiretamente. Por exemplo, através das campanhas de vacinação, somos dependentes da Vigilância Sanitária, que fiscaliza estabelecimentos comerciais e clínicas médicas. Por meio da fila de transplante de órgãos, que só existe pelo Sistema Único de Saúde”, completa o diretor.

Além de contabilizar o número de pessoas por domicílio, os questionários pedem informações sobre as condições de saúde dos usuários (doenças crônicas, deficiências), nível de escolaridade, informações socioeconômicas e culturais. A lista de perguntas é extensa.

Cadastro duplicado

Uma das dificuldades detectadas pelos agentes comunitários de saúde, durante as visitas, é a existência de mais de um cartão SUS, com números diferentes, para um mesmo usuário. A orientação nesses casos é para que a população procure o Centro de Atendimento ao Cidadão (Rua Anita Garibaldi, nº 821) para unificação do cartão.

Imóveis vazios e fechados

Os agentes comunitários de saúde também farão um levantamento dos imóveis que permanecem fechados ou vazios durante o dia devido à rotina dos moradores. Essas pessoas receberão uma carta com orientações sobre como proceder para garantir o cadastramento.