Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Mostra de Cinema aborda direitos humanos
06/06/2016 09h06

Mostra de Cinema aborda direitos humanos

Filmes serão exibidos no auditório da Casa da Cultura (foto arquivo Wagner Gonçalves/Assessoria de Comunicação e Cerimonial)

A Casa da Cultura Professora Maria Bove Coneglian exibe entre os dias 13 e 15 de junho, a 10ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Mundo. A mostra é organizada pela Secretaria dos Direitos Humanos (Governo Federal) em parceria com Prefeituras e Secretarias de Cultura. Em virtude do número limitado de lugares no auditório da Casa da Cultura, é preciso efetuar agendamento antecipado pelo telefone (14) 3264 1311.

Programação:

13 de junho (segunda)

19h30 – Quinhentos – Os bebês roubados pela ditadura argentina (100 minutos)

Sinopse: Durante a ditadura militar na Argentina, foram sequestrados bebês e crianças, filhos de presos e desaparecidos políticos ou nascidos em prisões clandestinas ou centros de tortura e extermínio. O grupo "Avós da Praça de Maio" criou o “Banco dos 500”, uma luta para localizar as 500 crianças a partir de amostras de seus próprios sangues.

14 de junho (terça)

19h30 - Félix, o herói da barra (72 minutos)

Sinopse: Félix, herói fundador da comunidade de Barra de Aroeira, Santa Tereza (TO), seria um ex-escravo que teria lutado na guerra do Paraguai e recebido de D. Pedro II uma grande extensão de terras, no antigo norte de Goiás, pela sua atuação no conflito. A perda do documento real, após a sua morte, gerou um conflito, pela posse das terras, entre seus descendentes e fazendeiros, que já dura mais de 50 anos. A comunidade atual então se auto reconheceu como quilombola para, em uma derradeira ação, garantir, ao menos, o direito à terra que ocupam.

15 de junho (quarta)

19h30 - Porque temos esperança (71 minutos)

Sinopse: “Porque Temos Esperança” mostra a jornada de uma mulher pernambucana e a sua rejeição para tudo aquilo que parece não ter jeito. Vivendo profundos dilemas na vida pessoal e na tentativa de reconstruir outras vidas, ela inicia uma trajetória pelos presídios de Recife, na intenção que pais reconheçam seus filhos. Experimentando na própria pela solidão, Marli nos mostra que o afeto pode ser redentor e que a falta de esperança é o mal mais intolerável para o ser humano.