Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Casos de dengue reduziram 91% até maio
02/06/2016 09h21

Casos de dengue reduziram 91% até maio

Lençóis passou a fazer a utilização de bioinseticida nos bloqueios casa a casa

Os casos de dengue registrados entre janeiro e maio de 2016 caíram 91% em relação ao mesmo período de 2015. Também houve redução significativa no total de notificações no período. Nos cinco primeiros meses de 2015, foram 852 notificações contra 127 entre janeiro e maio deste ano. Lençóis Paulista ainda contabiliza um caso positivo do zika vírus em 2016.

Entre os meses de janeiro e maio de 2015 foram 460 casos positivos de dengue em Lençóis Paulista. Já de janeiro a maio deste ano, foram 38 casos positivos, sendo 30 autóctones.

No ano passado, os picos da doença ficaram registrados nos meses de março (145) e abril (191). Durante todo o ano, foram 476 casos positivos da doença, 398 autóctones (contraídos no município), sendo que 896 pessoas passaram por unidades e pela rede privada, com sintomas comuns à dengue, e foram orientadas a fazer o exame para confirmação do diagnóstico

A contenção da epidemia foi garantida por meio da intensificação das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti pela Diretoria de Saúde, em várias frentes: projetos envolvendo crianças, conscientização da população e medidas de cunho jurídico, como entrada forçada em imóveis fechados, ampliação das equipes e maior rapidez nos bloqueios casa a casa e nebulizações.

“Estamos otimistas com os resultados de nossas ações. Embora nossos números sejam positivos, não podemos descuidar do controle, cada um deve fazer a sua parte eliminando os criadouros de dentro de casa pois eles representam 80% do total de criadouros encontrados. Não jogar lixo em terrenos baldios pois apesar do empenho de todos os funcionários da saúde, a população é nossa parceira e corresponsável pela eliminação do Aedes. Esse cuidado deve ser realizado durante todo o ano, e não apenas nos períodos de maior transmissão”, enfatiza o diretor de Saúde, Márcio Caneppele Santarém.