Lençóis Paulista, 01 de Maio de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Saiba como estão os trabalhos de recuperação da rede de receptores de esgotos
25/05/2016 11h33

Saiba como estão os trabalhos de recuperação da rede de receptores de esgotos

Recuperação de receptor e estrutura que mantém a tubulação

A inundação que atingiu Lençóis Paulista entre os dias 12 e 13 de janeiro, maior desastre natural da história do município, comprometeu todo o sistema de tratamento de esgoto, com o rompimento das linhas de interceptores em oito pontos ao longo do sistema, entupimento do emissário e danos de monta na EEE – Estação Elevatória de Esgotos.

Ressaltamos que, num primeiro momento, todos os esforços foram voltados para restabelecer o sistema de abastecimento e recuperação da Estação de Tratamento de Água, minimizando assim os prejuízos à população e, simultaneamente, da área administrativa procurando dar condição mínima de trabalho aos funcionários.

Já a recuperação da rede de interceptores de esgotos, além da extensão dos danos, requer execução em pontos de difícil acesso (beira do rio) e trabalho em áreas insalubres (presença de esgoto). Todo esse trabalho demanda, antes da sua execução, definição do projeto, compra dos materiais, e contratação de mão de obra e equipamentos especializados.

A força das águas da inundação, além de romper os canos interceptores, também destruiu, em três pontos, as estruturas que mantinham a tubulação sobre o rio nas passagens de uma margem para outra.

Mesmo assim, as equipes do SAAE não medem em esforços e têm conseguido a recuperação do sistema em tempo recorde. Dos oito pontos afetados, cinco deles já foram restabelecidos. Outros dois pontos estão em fase de finalização. Um deles é responsável pela transposição do Córrego da Prata. O outro trata-se de estrutura grande e complexa, que atende linhas de efluentes tratados por duas empresas lençoenses e a linha de esgoto não tratado do município. A obra de recuperação dessas duas estruturas será concluída nos próximos 15 dias.

O oitavo ponto rompido pela inundação é a estrutura que sustenta os tubos da linha de recalque, responsável por enviar o esgoto da estação elevatória para as lagoas de tratamento, que foi totalmente destruída e exigirá investimentos na ordem de R$ 200.000,00. Neste caso, após desenvolvimento de projeto específico, os trabalhos estão na fase de licitação.

Por último, a inundação comprometeu o funcionamento da EEE (Estação Elevatória de Esgotos), danificando as bombas, equipamentos e a estrutura da casa das bombas e da caixa de sucção (local que recebe todo o esgoto e de onde ele é bombeado para as lagoas de tratamento). A força e volume das águas ainda provocou o entupimento por areia e outros detritos da fase final do emissário e do sistema de desarenação, que retira o material sólido do esgoto antes de seu bombeamento para tratamento.

A estimativa é que o sistema esteja totalmente recuperado no prazo de 60 dias.