Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Projeto Beleza Escondida envolve 140 alunos das escolas municipais
20/05/2016 16h13

Projeto Beleza Escondida envolve 140 alunos das escolas municipais

Projeto de oficina de fotografia, patrocinado pela Lwarcel Celulose, é realizado em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

Para comemorar os 30 anos da Lwarcel Celulose, uma das empresas do Grupo Lwart, produtora de celulose de eucalipto branqueada, e celebrar o Dia do Meio Ambiente –5 de junho – a empresa traz para Lençóis Paulista o “Beleza Escondida”, projeto cultural de oficinas gratuitas de fotografia que ensina jovens a partir de 13 anos a captar a beleza oculta na natureza. A técnica utilizada é a da macrofotografia, ramo da fotografia voltada aos pequenos objetos, mostrando aos nossos olhos detalhes muitas vezes invisíveis a olho nu, um dos motivos do seu encanto.

O projeto Beleza Escondida é realizado com recursos do ProAC (Programa de Ação Cultural), pela 3S Projetos, apoio das Diretorias de Educação e Cultura de Lençóis Paulista e patrocínio da Lwarcel Celulose. A ação envolveu 140 estudantes da rede municipal de ensino de Lençóis Paulista e estimula, por meio da arte e da criatividade, a reflexão sobre o cuidado e a preservação do meio ambiente.

Com aulas teóricas e práticas, as oficinas aconteceram entre os dias 16 e 19 de maio nas escolas EMEF Idalina Canova de Barros (Jardim Nova Lençóis), EMEIF Guiomar Furtunata Coneglian Borcat (Jardim Caju), EMEF Lina Bosi Canova (Jardim Ubirama) e EMEIF Philomena Briquesi Boso (Alfredo Guedes). Durante as oficinas, os participantes receberam uma introdução sobre a arte da fotografia e, com câmeras fotográficas disponibilizadas pelo projeto, fizeram um passeio em uma área de reserva florestal da Lwarcel Celulose para aplicar os conceitos aprendidos na aula teórica, de forma artística.

A responsável pelo setor de projetos e parcerias da Diretoria de Educação, Sabrina Amoedo dos Santos, destaca que a parceria com a Lwarcel Celulose é mais uma das ações inovadoras que oferecem um diferencial no currículo dos alunos da Rede Municipal de Ensino. “Trazer para nossos alunos conceitos de preservação do Meio Ambiente e uma oficina fotográfica em uma área de preservação ambiental acrescenta muito no aprendizado”, afirma.

Do projeto à exposição

Como resultado das oficinas, as melhores imagens captadas pelos participantes irão compor uma exposição fotográfica aberta a toda a população de Lençóis Paulista e região, mostrando as florestas repletas de cores, movimentos e curiosidades, no mês do Meio Ambiente. A exposição Beleza Escondida acontecerá entre os dias 9 e 19 de junho, das 9h às 19h, na Casa da Cultura. A entrada é gratuita.

Para a Lwarcel, oferecer novas possibilidades de aprendizado para os jovens e ainda conscientizá-los sobre a importância da preservação do meio ambiente em uma área de reserva da empresa é uma grande satisfação. “Queremos aguçar o olhar dos jovens e da comunidade para um mundo que está muito próximo de nós e passa muitas vezes desapercebido, como a riqueza da biodiversidade presente em nossas florestas”, ressalta Luís Antônio Künzel, diretor da empresa.

A Beleza Escondida na Floresta

A beleza estética dos insetos e a sua diversidade são o foco principal do projeto. “A natureza é fonte de uma diversidade tão ampla que focaremos no reino animal e mais especificamente em pequenos seres que, devido a seu mínimo tamanho ou por caraterísticas próprias da espécie, escapam a nosso olhar mais desprevenido”, explica Pablo Gustavo Levinsky, fotógrafo e professor do projeto.

A Lwarcel Celulose possui, atualmente, florestas plantadas de eucalipto (matéria-prima para a produção de celulose) em 39 municípios da região oeste do estado de São Paulo. As áreas de conservação ambiental presentes nas florestas de eucalipto são fundamentais para a preservação do ecossistema, pois abrigam animais e contribuem para a manutenção da biodiversidade e dos recursos naturais.

VEJA OUTRAS FOTOS: CLIQUE AQUI