Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis sedia encontro para articulação do Programa Município Verde Azul
20/05/2016 09h30

Lençóis sedia encontro para articulação do Programa Município Verde Azul

Encontro foi realizado no Centro Municipal de Formação Profissional

Em cumprimento aos critérios do Programa Município Verde Azul – ciclo 2016, e para aprimorar a gestão ambiental dos municípios da Bacia Tietê-Jacaré, representantes de nove municípios participaram na quinta-feira, 19, de reunião no Centro Municipal de Formação Profissional Prefeito Ideval Paccola.

Interlocutores de Agudos, Araraquara, Borebi, Iacanga, Ibitinga, Macatuba, Pederneiras, São Carlos e Lençóis Paulista apresentaram os pontos positivos, desafios e dificuldades para a formalização de articulação, com destaque para as diretivas de Biodiversidade e Educação Ambiental.

Em um primeiro momento foi apresentada pelo gerente do departamento de Controle e Vetores, Edson Maria Torres, do município de Araraquara, o trabalho realizado sobre fauna sinantrópica e peçonhentos. Em seguida, o biólogo, João Henrique Barbosa, também de Araraquara, apresentou o trabalho sobre levantamento de fauna silvestre.

A articulação entre os municípios participantes será realizada por meio de termo para encaminhamento de fauna sinantrópica e peçonhentos, além de visitas técnicas a estes departamentos para capacitação e aprimoramento deste importante trabalho.

Já na diretiva de Educação Ambiental, cada município deverá apresentar seus centros ou espaços para educação ambiental para articulação intermunicipal e criação de um circuito regional de Educação Ambiental.

Lençóis Paulista disponibiliza o Espaço do Jardim Sensorial e Mini Zoológico de Esculturas no Parque do Povo, bem como o CEA – Centro de Educação Ambiental localizado na Estação Elevatória de Esgotos.

Estão previstos novos encontros para concretizar a articulação intermunicipal até o final do ciclo 2016 do Programa Município Verde Azul, previsto para início de outubro.