Lençóis Paulista, 11 de Maio de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Escola promove intercâmbio de gerações no lar de idosos
19/05/2016 15h57

Escola promove intercâmbio de gerações no lar de idosos

Em uma ponta, crianças ainda com a vida inteira para construir; na outra, "velhinhos" com suas experiências de uma vida toda. Personagens reais dessas duas fases tão distantes da existência se cruzaram e a experiência foi prazerosa e enriquecedora. Esse foi o resultado de uma iniciativa da Escola Municipal de Educação Infantil Profª Áurea Damasceno Bernardes, localizada na Vila Ubirama, que levou cerca de 70 alunos ao encontro dos idosos que vivem no Lar “Nossa Senhora dos Desamparados” em Lençóis Paulista.

Durante o encontro, realizado no último dia 12, as crianças apresentaram o repertório musical do Projeto de Música e Movimento desenvolvido na escola e promoveram doação de óleo para a barraca do Asilo na Facilpa, que atua em prol da própria instituição. Toda a equipe da escola e pais de alunos colaboraram com a arrecadação.

No repertório apresentado pelos alunos das Etapas 1 e 2 e do Maternal 2 estavam as músicas da regente e compositora especializada em música Infantil Thelma Chan, como “Oi”, “A paz”, “Cão Barnabé” e “Pra ganhar beijo”.

“O resultado pôde ser avaliado na felicidade estampada no olhar das crianças e dos s 'velhinhos', que ao final se cumprimentaram. Muitas reflexões podem ser feitas com as crianças a partir dessa troca de experiências”, conta a coordenadora pedagógica da escola, Rosemary de Oliveira Capelari. “Foi muito lindo vê-las transitando entre os idosos e cumprimentando-os sem os preconceitos que muitas vezes nós adultos carregamos. Isso é inclusão na prática”.

União de projetos

A coordenadora explica que a arrecadação de óleo, que faz parte do projeto “Dever Social”, ocorre anualmente, mas neste ano houve a estratégia de uni-la também com o Projeto “Música e Movimento”. “Isto porque sabemos que na vida tudo é interligado e interdependente. As aulas de música e o trabalho solidário passam a ter mais significado nesse contexto do que se fossem trabalhados de forma estanque”, diz.