Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeita Bel Lorenzetti participa de lançamento do Programa Jovem Aprendiz
12/05/2016 14h23

Prefeita Bel Lorenzetti participa de lançamento do Programa Jovem Aprendiz

Bel Lorenzetti destacou a importância do programa

O auditório “Hermínio Jacon” ficou lotado na manhã da quarta-feira 11 para o lançamento do Programa Jovem Aprendiz, uma parceria da Ascana (Associação dos Plantadores de Cana do Médio Tietê) com o Ministério Público do Trabalho e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Vinte e cinco jovens com idade entre 18 e 24 anos participam do programa que tem por objetivo principal a qualificação para o mercado de trabalho do setor sucroenergético. “O programa que estamos lançando aqui em Lençóis hoje é o primeiro do Brasil neste modelo. Para nós isso é um motivo de orgulho e também de muita seriedade. A nossa expectativa em relação aos jovens é grande no sentido em que abracem esta oportunidade de aprendizado e que, no futuro, trabalhem conosco”, disse o presidente da Associação, Luiz Carlos Dalben.

O programa vai oferecer aulas práticas e teóricas durante um ano. Os módulos contemplam desde temas como cidadania até atividades específicas do setor. “O diferencial deste trabalho é que tem duração de um ano e o Senar desenvolveu um material didático específico que aborda as necessidades do setor canavieiro e também as atividades que temos em nossas empresas. A parte teórica fica com o Senar e a prática com a Ascana”, explicou o diretor de Relações Institucionais, Pedro Luís Lorenzetti. Cada integrante do programa vai receber um salário mínimo por mês e o vale-refeição. O treinamento será de quatro horas por dias, das 7h30 às 11h30.

“No momento em que o Brasil registra 11 milhões de desempregados, a Ascana lança um programa como este que capacita os jovens. Isso mostra mais uma vez que o Brasil só não está pior porque a agricultura alavanca todos os números positivos do País, mostra a importância do setor canavieiro para a nossa comunidade. A gente busca resultados, trabalha para ficar um patamar acima da crise e hoje oferecemos oportunidade para 25 jovens. O produtor rural é sempre um sonhador, um empreendedor”, ressalta Lorenzetti.

“Eu peço a dedicação destes 25 jovens porque vão ter um salário para aprender. O material tem um módulo só de cidadania, ou seja, além de aprender sobre o trabalho do setor, vão sair cidadãos”, destacou o coordenador do Senar, Dr. Mário Antonio de Moraes Biral.

A parceria com o Ministério Público do Trabalho prevê o cumprimento da legislação que diz que as empresas precisam ter um programa de menor ou jovem aprendiz. A dificuldade dos associados em cumprir a legislação individualmente já que levar o Senar para cada frente de trabalho é difícil, possibilitou um acordo com o MPT e a criação de um modelo único. O piloto deste programa começa este ano em Lençóis Paulista com programação para mais três anos em municípios da região atendidos pela Ascana. Cada jovem terá o registro e o salário pago por uma das empresas agrícolas que são associadas à Ascana.

A prefeita Bel Lorenzetti destacou a importância do momento de lançamento do Programa Jovem Aprendiz e da seriedade com que o Senar desenvolve os treinamentos, alguns feitos em parceria com a Prefeitura de Lençóis Paulista. “Eu quero destacar a palavra oportunidade que foi repetida aqui várias vezes e dizer que isso é imprescindível. É a oportunidade que está sendo oferecida para que estes jovens tenham a chance de crescer, melhorar e despertar o talento adormecido”, discursou.

O lançamento do Programa Jovem Aprendiz reuniu produtores de cana associados da Ascana, colaboradores e representantes do Sindicato Rural, Senar, Prefeitura Municipal e da Zilor.