Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Novo lote de vacinas contra a gripe deve estar disponível a partir de terça Feira
02/05/2016 10h41

Novo lote de vacinas contra a gripe deve estar disponível a partir de terça-feira

Todos os grupos com indicação para a vacina procuraram as unidades de saúde no sábado

O primeiro lote de vacinas disponibilizado pela Secretaria de Estado, de 5 mil doses, para imunização contra a gripe, esgotou no primeiro dia de campanha em Lençóis Paulista, realizada no sábado 30. A Diretoria de Saúde já pediu novo lote, com pelo menos outras 5 mil doses, que deve estar disponível a partir desta terça-feira, 3 de maio, nas unidades de saúde do município.

A responsabilidade pela vacinação é do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. Nosso pedido inicial à DRS foi de 15 mil doses, para cobertura dos grupos de risco e das pessoas com comorbidade”, reforça o diretor de Saúde de Lençóis Paulista, Márcio Caneppele Santarém. “De início, a Diretoria Regional de Saúde e Secretaria de Estado, haviam disponibilizado 600 doses para Lençóis Paulista, para realização do dia D. Houve um pedido da Diretoria Municipal de Lençóis Paulista e nós conseguimos a ampliação em 5 mil doses para este sábado, mesmo assim não foi suficiente”, completa.

Segundo relatório da Diretoria Regional de Saúde enviado ao Grupo de Vigilância Epidemiológica, os grupos de risco a serem imunizados (gestantes, puérperas, crianças menores de cinco anos, trabalhadores da saúde e idosos) compreendem uma população de 12.763 pessoas. Não estão contabilizadas as pessoas com doenças crônicas. Para esse grupo, é necessário a apresentação de carta ou receita médica que comprove a comorbidade. Já a vacina para os trabalhadores da saúde compreende médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e resgatistas.

Para atendimento à população, todas as unidades de saúde de Lençóis Paulista foram abertas no último sábado, totalizando 11 postos de vacinação. Em cada unidade, foram disponibilizadas duas salas para a imunização, sendo uma para crianças e outra para os adultos. Na sala dos adultos, a vacinação era feita simultaneamente em duas pessoas, por isso, o tempo de espera foi curto.

Embora ofício enviado pela Secretaria de Estado recomendasse que até o dia 9 de maio a imunização fosse concentrada somente nas crianças, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde, idosos e doentes crônicos que procuraram as unidades de saúde no último sábado foram atendidos normalmente.