Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Diretoria de Cultura inicia recuperação de documentos em acervo do MAC
28/04/2016 10h07

Diretoria de Cultura inicia recuperação de documentos em acervo do MAC

Cerca de 600 quilos de papéis foram acondicionados em câmaras de congelamento

Equipes da Diretoria de Cultura iniciaram nesta semana o trabalho de recuperação de documentos em suporte papel do acervo do Museu Alexandre Chitto. O material foi danificado durante a enchente de janeiro.

Sob a orientação do restaurador José Carlos Andreolli, cerca de 600 quilos de papéis foram acondicionados em câmaras de congelamento de empresas parceiras.

Nesta semana, quando todos os materiais tridimensionais do acervo já foram devidamente higienizados e novamente preparados para a exposição, a Diretoria de Cultura iniciou, sob a supervisão do museólogo Luis Augusto Salgado, a lavagem e higienização, das centenas de fotos, documentos pessoais de personalidades políticas, artísticas e sociais do município, jornais, livros, atas, manuscritos de Alexandre Chitto, e de tantos outras obras que guardam a memória de nossa Lençóis Paulista.

Cada peça recebe cuidados exclusivos, pois cada uma tem variação nas propriedades de composição, na temporalidade e desgaste da intervenção sofrida. Utensílios como pincéis, lâminas, espátulas, entre outros produtos especiais estão sendo usados pela equipe para que tenham sua integridade garantida e possam ser acessadas por outras gerações. O trabalho está sendo realizado no ateliê/laboratório do Espaço Cultural "Cidade do Livro", onde as instalações são propícias para esta ação.