Lençóis Paulista, 16 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Vacinação contra h1n1 começa no sábado
26/04/2016 11h00

Vacinação contra h1n1 começa no sábado

Vacinação será dividida em etapas

Começa no sábado, 30 de abril, a campanha de vacinação contra a gripe. Para atender a demanda, todas as unidades de saúde de Lençóis Paulista estarão abertas das 8h às 17h. Serão 11 postos no total.

Segundo recomendação da Secretaria de Saúde, a primeira etapa da campanha será voltada à imunização de crianças entre seis meses e cinco anos, trabalhadores da saúde, gestantes e mulheres que deram à luz há menos de 45, e também indígenas.

A vacinação dos idosos (mais de 60 anos), de acordo com ofício encaminhado pela Secretaria Estadual, terá início no dia 9 de maio. A terceira etapa da vacinação começa no dia 16, para as pessoas que sofrem de doenças crônicas e para os acamados.

A meta de vacinação passada pela Diretoria Regional da Saúde de 12.763 pessoas, sendo 3.874 crianças, 1.308 trabalhadores da saúde, 715 gestantes, 117 puérperas e 6.749 idosos.

A vacina, que começa a ser disponibilizada em todo o Brasil a partir do dia 30, protege contra a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2, e a Influenza B. Ela costuma fazer efeito entre 2 a 3 semanas após a imunização.

Como o Estado de São Paulo vive um surto da doença, nas unidades de saúde da rede municipal, os agentes comunitários estão orientando os pacientes sobre os cuidados com a higiene pessoal e também que não levem crianças sem necessidade – a não ser para consulta. Quem está doente, não deve ir à escola ou trabalho.

Para prevenir a gripe H1N1 é fundamental que as mãos sejam lavadas com frequência; usar lenço descartável para a limpeza no nariz; cobrir a boca quando tossir ou espirrar, evitar tocar os olhos, nariz ou boca; não compartilhar talheres, pratos, copos ou garrafas; deixar os ambientes ventilados; evitar contato com pessoas que apresentem os sintomas; adotar hábitos alimentares saudáveis.

Os sintomas da H1N1 são bem semelhantes aos sintomas de uma gripe comum: tosse seca, febre alta, dor de cabeça, cansaço, dores no corpo e dificuldades respiratórias. Uma vez transmitido o vírus os sintomas levam de três a sete dias para se manifestar.