Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Treinamento capacita para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil
25/04/2016 15h58

Treinamento capacita para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

Instrutores são especialistas e integrantes da equipe multidisciplinar da ala pediátrica do Hospital Amaral Carvalho

A partir do dia 2 de maio, profissionais da saúde de Lençóis Paulista participam do Programa Diagnóstico Precoce – iniciativa do Instituto Ronald McDonald que objetiva orientar médicos, enfermeiros e agentes comunitários para a detecção do câncer infantojuvenil. A aula inaugural será às 8h, no auditório da Diretoria de Educação. Em Jaú e região, o curso é realizado pela Casa Ronald McDonald Jahu em parceria com o Hospital Amaral Carvalho e secretarias municipais de Saúde.

Desde 2008, o Programa capacita pessoas por todo o País, instruindo equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) sobre os sintomas e sinais que podem levar ao diagnóstico da doença em estágio inicial, para aumentar as chances de cura. O treinamento em Jaú, onde está localizado o hospital de referência em tratamento de câncer e transplantes de medula óssea, certificou mais de 200 profissionais das unidades básicas de saúde da cidade, em 2015.

Até final de junho, 178 funcionários públicos de Lençóis Paulista (entre agentes de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos) serão capacitados pelo Programa. O planejamento das aulas é de acordo com a liberação da secretaria municipal de Saúde, sem prejudicar o atendimento nas unidades de saúde.

De acordo com a gerente da Casa Ronald McDonald Jahu, Paula Nobre, a intenção é realizar o curso em toda a região. “O Instituto Ronald McDonald investiu mais de R$ 4 milhões neste Programa que já capacitou mais de 16 mil pessoas. Juntos, buscamos levar informações aos profissionais da região para agilizar o início do tratamento e alcançar resultados ainda melhores”, comenta.

Rede

Os instrutores são especialistas e integrantes da equipe multidisciplinar da ala pediátrica do Hospital Amaral Carvalho, que abordam temas como aspectos epidemiológicos e de organização da rede de atenção oncológica; os direitos das crianças e adolescentes com câncer, sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e cuidados em oncologia pediátrica.

A oncologista responsável pela Pediatria do Amaral Carvalho, Claudia Oliveira explica que, ao final do curso, é prevista a elaboração de uma rede de referência e contrarreferência específica para as suspeitas de tumores pediátricos. “As neoplasias malignas em crianças e adolescentes são raras, mas caracterizam a segunda causa de óbito em crianças de 0 a 18 anos no Brasil, perdendo apenas para os óbitos relacionados a acidentes. Se diagnosticadas precocemente, essas doenças apresentam altas taxas de cura. Queremos modificar e melhorar essas estatísticas na nossa região de atuação”, ressalta.

Sobre o Programa Diagnóstico Precoce

Considerando a importância do diagnóstico precoce no cenário do câncer em crianças e adolescentes, o Instituto Ronald McDonald criou o Programa Diagnóstico Precoce, que visa contribuir para a diminuição do tempo entre o aparecimento de sinais e sintomas do câncer e o diagnóstico em um serviço especializado, aumentando sensivelmente a expectativa de cura do câncer infantojuvenil. Idealizado em 2005 pelo Comitê de Projetos do Instituto Ronald McDonald em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), e com a primeira capacitação em 2008, o Programa viabiliza a execução de projetos de capacitação de profissionais da Estratégia Saúde da Família (incluindo médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, dentre outros), para que possam suspeitar e encaminhar adequadamente para hospitais de referência potenciais casos de câncer em crianças e adolescentes.

 

notícias relacionadas

Tags: treinamento, capacita, para, diagnóstico, precoce, câncer, infantojuvenil.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo