Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Pré Escolas atendem 100% da demanda de crianças e creches, 92%
20/04/2016 15h47

Pré-escolas atendem 100% da demanda de crianças e creches, 92%

Educação Infantil é o alicerce de todos os demais segmentos de escolarização

A Educação Infantil é o alicerce de todos os demais segmentos de escolarização, já que os primeiros seis anos de vida representam um período de intenso aprendizado e, consequentemente, de desenvolvimento das crianças. Por esse motivo, Lençóis Paulista trabalha intensamente para oferecer um atendimento de qualidade, reconhecido pela comunidade e por outros municípios da região, cujos representantes visitam com frequência as creches da cidade para se espelhar na estrutura de funcionamento adotada aqui.

Um levantamento da Diretoria Municipal de Educação aponta que atualmente é atendida toda a demanda da pré-escola e 92% da demanda para as creches. Com a inauguração da Creche “Cleide Therezinha Biral Capelari” (que ocorrerá no próximo dia 31 de maio) e a creche do Grajaú que também está em construção, a lista de espera atual poderia ser zerada. Mas a Diretoria de Educação esclarece que essa demanda é flutuante, já que mais crianças nascem a cada dia e novas famílias podem apontar interesse nas vagas a qualquer momento. Inclusive aquelas em que os pais não tinham interesse em matricular os filhos nas creches porque não necessitavam ou que, em virtude da crise econômica, optam por tirar seus filhos das unidades particulares e buscam atendimento na Rede Municipal.

Confira as informações detalhadas a seguir:

Pré-escolas (atendimento de crianças de 4 e 5 anos)

Em 2013, a Lei Federal número 12.796/2013 adequou a Lei de Diretrizes e Bases e tornou obrigatória, para 2016, a educação a partir dos 4 anos de idade. Até então, o ensino era obrigatório a partir dos 6 anos. Lençóis Paulista se antecipou a essa obrigatoriedade e nenhuma criança nessa faixa etária está fora da escola. Toda a demanda é atendida há tempos na Rede Municipal, trabalho que começou a ser estruturado há quase uma década, desde a criação do Ensino Fundamental de 9 anos. Atualmente, 1280 alunos cursam a pré-escola na Rede Municipal.

Creches (atendimento de recém-nascidos até 3 anos)

Garantir o atendimento da demanda total de creches é um desafio para todos os municípios do Brasil. Lençóis Paulista investe intensamente em busca de oferecer vagas para todos e já avançou muito. Em 2014, por exemplo, foi firmado entre a Promotoria de Justiça e a Prefeitura um TAC (Termo de Ajuste de Conduta), que previa que entre os anos de 2014 e 2015 fossem matriculadas 755 crianças que estavam na lista de espera. Esse acordo foi cumprido antes do prazo e gerou mais vagas do que era previsto para o período. Isso foi possível com novos investimentos no setor e com a reorganização do atendimento na Educação Infantil para as crianças de 4 e 5 anos.

O Plano Nacional de Educação determina como meta o atendimento nas creches de 50% das crianças até o ano de 2024. Quando levamos em consideração o número de famílias que solicitaram as vagas em creches na cidade, Lençóis atende, hoje, 92% da demanda explícita.

Estão matriculadas nas creches municipais 1217 crianças com até três anos em período integral e 297 crianças de três anos em período parcial. A lista de espera atual é de 130 crianças (data base 15 de abril).

SAIBA MAIS!

Cuidar e Educar

Um grande ganho para as crianças que frequentam as creches de Lençóis foi a inovação, a partir de 2010, da contratação dos professores de creche, que somam ao trabalho dos monitores para garantir também o enfoque pedagógico nas atividades, proporcionando o desenvolvimento de habilidades desde os primeiros meses de vida.

Os bons resultados dessa medida já estão sendo comprovados, já que as crianças estão chegando no primeiro ano do Ensino Fundamental muito melhor preparadas para o processo de alfabetização e letramento.

Muito investimento

De 2001 até o momento mais que dobrou o número de creches na cidade. Enquanto em 2001 havia seis creches, atualmente há 13.

E a partir do mês que vem Lençóis Paulista terá mais uma para somar a essa lista, a Creche “Cleide Therezinha Biral Capelari”. Ela é localizada no Jardim Maria Luíza IV e será inaugurada no dia 31 de maio.

No Bairro Grajaú está sendo construída outra creche também viabilizada pela prefeita Bel Lorenzetti por meio do programa Creche Escola do Governo Estadual. Cada unidade tem capacidade para atender até 120 crianças e o investimento de R$1,6 milhão, entre construção e mobiliário.

A primeira do Estado

Em 2013, a população de Lençóis Paulista passou a contar com a Creche Iara Maria Giovanetti Campanholi, no bairro Santa Terezinha, a primeira do Estado de São Paulo dentro do programa “Creche Escola”.

Auxílio para as mães que trabalham no Centro

Em 2012 foi inaugurada a Creche Lúcio de Oliveira Lima, pensada para ajudar as mães que moram em diferentes bairros da cidade e trabalham no Centro.

Creche noturna

Em 2011 foi inaugurada a Creche “Maria Inez Crepaldi”, a primeira a oferecer atendimento noturno.

Reformas e ampliação

O município também realizou obras de reforma e ampliação em todas as demais unidades da cidade, para garantir mais vagas, sempre com total atenção na qualidade oferecida, que faz do atendimento em Lençóis Paulista uma referência.