Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / No Dia do Índio, alunos de escola municipal do Núcleo colhem mandioca e degustam alimento
19/04/2016 15h05

Há muito tempo cocar na cabeça e pintura no rosto é uma tradição nas escolas do Brasil todo para marcar o Dia do Índio, celebrado nesta terça-feira, 19 de abril. Mas a escola municipal Yvonne Conti Capoani, localizada no Núcleo Habitacional Luiz Zillo, foi além para concretizar o conhecimento dos alunos. Dentro das atividades do “Projeto Horta”, hoje foi dia de colher um alimento muito presente e importante na cultura indígena, a mandioca, que foi plantada pelas crianças já há oito meses.

“Os alunos ficaram maravilhados na hora que arrancaram a mandioca da terra. Foi 'Uau!' para todos os lados”, conta a coordenadora pedagógica Maria Cecília Ferreira da Costa Boaventura, quem, junto com a diretora Lucilene Saes Bodo de Paiva, planejou essa atividade ainda no ano passado, para possibilitar a colheita justamente nesta data.

Depois foi a hora dos 250 alunos da escola de Educação Infantil degustarem os alimentos colhidos, que foram preparados na própria cozinha escolar, com a ajuda de toda a equipe. Eles comeram a mandioca de diferentes maneiras, cozida, frita e no bolinho de mandioca, temperado com manjericão também colhido da horta.

E o banquete para celebrar a cultura indígena não vai parar por aqui. Uma nova atividade, programada para o mês de junho, vai envolver as famílias das crianças em um almoço comunitário na escola, que terá como cardápio principal uma sopa de mandioca, também preparada com produtos da mesma horta. Os pratos serão comercializados a preços simbólicos e o valor será revertido a uma causa social: os alunos vão comprar produtos de higiene para doar ao asilo da cidade.

O projeto

Na Escola Yvonne Conti Capoani, o Projeto Horta existe há vários anos e possibilita que as professoras tenham mais uma ferramenta prática para potencializar a construção do conhecimento dos alunos. Possibilita que as crianças conheçam todo o processo de desenvolvimento das hortaliças desde o plantio da semente e estimula uma alimentação saudável. Com a iniciativa, os pequenos ainda aprendem sobre as formas geométricas destacadas nos canteiros.

“Ano a ano a quantidade de canteiros foi aumentando e hoje temos dezessete canteiros. Já plantamos couve, tomate, alface, abobrinha, salsinha, cebolinha, espinafre e rúcula. Neste ano nós também já trabalhamos com a cenoura que foi plantada no final do ano passado; fizemos com as crianças um delicioso bolo de cenoura com chocolate e mandamos a receita para as mães”, comenta a coordenadora pedagógica.