Lençóis Paulista, 27 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prontuário eletrônico está integrado ao sistema de Informação do Câncer de Mama
08/04/2016 10h34

Prontuário eletrônico está integrado ao sistema de Informação do Câncer de Mama

Comemorado na data de 08 de abril, o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer visa a conscientização da importância da discussão sobre a doença, assim como a instituição de políticas de prevenção. Dentre os vários tipos de câncer existentes, um dos tipos mais comuns entre as mulheres no mundo (e no Brasil) está o de mama, respondendo por cerca de 25% de novos casos de câncer em mulheres e 1% em homens. As ocorrências antes dos 35 anos de idade são relativamente raras para este tipo, porém aumentam progressivamente com a idade, principalmente após os 50 anos.

As unidades de saúde de Lençóis Paulista contam com a integração entre os sistemas de Prontuário Eletrônico de Saúde, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação da Prefeitura, e o SISMAMA (Sistema de Informação do Câncer de Mama), tornando possível a disponibilização dos laudos de mamografias para consulta em formato eletrônico. Além disso, a ferramenta pode cruzar informações entre solicitações e laudos de mamografias, permitindo pesquisas complexas levando-se em consideração atributos como o período de realização, faixa etária dos pacientes, categoria do achado radiológico, recomendação de conduta, entre outros, o que facilita e intensifica o acompanhamento dos pacientes da rede municipal de saúde.