Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Afetados pela enchente recebem Auxílio Material de Construção
06/04/2016 11h19

Afetados pela enchente recebem Auxílio Material de Construção

Rosa Maria Alexandrina e servidor José Medola, na entrega de materias de construção a moradora afetada pela enchente

A senhora Rosa Maria Alexandrina Alves foi a terceira lençoense a receber materiais que servirão para ajudar na reconstrução de sua residência, afetada pela enchente dos dias 12 e 13 de janeiro deste ano. A moradora da Vila Contente foi uma, dentre os muitos lençoenses, que já contam com os benefícios do Auxílio Material de Construção, concedido às famílias proprietárias de um imóvel, se enquadram nos quesitos definidos pelo Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social de Lençóis Paulista e que receberam um valor de até R$ 2.000, revertido em material de construção.

Dona Rosa Maria estava na casa do filho, que mora em Ibitinga, no dia em que sua residência foi invadida pelas águas. Um outro filho entrou no imóvel e verificou os danos e as perdas. Atendida pela Diretoria de Assistência Social recebeu um novo fogão, uma tábua de passar roupa, botijão de gás e cesta básica. Ela conta que as doações de amigos e voluntários também ajudaram a repor o que foi levado pelas águas.

Ao saber do benefício do Auxílio Material de Construção, procurou obter mais informações e conseguiu o benefício. Na quarta-feira, 06/04, recebeu em sua residência materiais que possibilitarão reconstruir o que foi danificado pela enchente como: areia, cimento, tinta, verniz, portas e selador acrílico. “Todo este material vai ajudar bastante. As portas da minha casa ficaram empenadas e vou poder trocá-las, além de fazer outros reparos”, comentou a moradora que está há 20 anos no local. A entrega foi acompanhada por um servidor da Prefeitura que conferiu junto com Dona Rosa Maria os materiais recebidos.

Auxílio Material de Construção

O Auxílio- Material de Construção foi definido pelo Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social de Lençóis Paulista e é destinado para pessoas que tiveram seus imóveis afetados pela enchente dos dias 12 e 13 de janeiro de 2016. O Auxílio é concedido às famílias com renda de até três salários mínimos (R$ 2.640,00) e ou com renda per-capta de até um salário mínimo para famílias de até 2 indivíduos (R$ 1.760,00), proprietárias de um único imóvel, atingido pela enchente e que nele reside, em valor não superior a R$ 2.000, que servirá para colaborar na recuperação de sua moradia.

O processo licitatório foi finalizado pela Prefeitura. O recurso é oriundo do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social. Assim, quem foi atingido pela enchente, e se enquadrar nos critérios, poderá contar com o benefício convertido em itens básicos de construção, como areia, pedra britada, cimento, cal, tijolo baiano, ferro redondo, tinta esmalte, tinta látex, porta, piso cerâmico, argamassa, entre outros, ajudando na reconstrução de áreas danificadas.

A liberação do Auxílio Material de Construção é feito após avaliação técnica e social. As famílias recebem um documento autorizativo, com todas as informações sobre o valor, procedimento e o local para a aquisição do material. Também poderão escolher os itens para a reconstrução de seus imóveis, dentre aqueles que constarem na lista de preços registrados pela Prefeitura Municipal.

A entrega do material é feita pela empresa contratada no imóvel afetado. Um servidor municipal acompanha a entrega dos materiais, bem como sua conferência, à família afetada devendo ser obtido, no ato da entrega, a assinatura do beneficiado na nota fiscal.

Os interessados em saber mais sobre o Auxílio Material de Construção podem se dirigir à Diretoria de Assistência e Promoção Social, que fica na Rua Ignácio Anselmo, 329 - Centro.