Lençóis Paulista, 18 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Agentes orientam sobre a H1N1
01/04/2016 08h40

Agentes orientam sobre a H1N1

Palestra realizada pela Equipe de Estratégia de Saúde da Família do Júlio Ferrari

A Diretoria de Saúde montou uma estratégia de prevenção à gripe H1N1, que vem assustando a população no Estado de São Paulo. Um informativo com sintomas e medidas a serem tomadas em caso de suspeita da doença estão sendo distribuídos todos os dias nas salas de espera das unidades de saúde. Os agentes também estão tratando do assunto durante as visitas domiciliares.

De janeiro até 14 de março ocorreram no estado de São Paulo 191 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), dos quais 157 referiam-se ao vírus Influenza à variante do tipo A (H1N1). 27 pessoas morreram, sendo 23 desses óbitos relacionados à contaminação pelo H1N1.

Os pacientes são orientados a evitar situações que possam propagar a gripe H1N. Fazem parte dessas medidas evitar levar acompanhantes à unidade de saúde, não levar crianças a não ser para consultas, pois é um local de grande disseminação de doenças. Sempre cobrir a boca ao tossir, higienizar as mãos, evitar contato das mãos com olhos, boca e nariz após tocar em objetos de uso comum, e descartar lenços utilizados para limpar o nariz. Sempre que possível, higienizar as mãos com álcool gel.