Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Banco do Povo tem novos limites de créditos para empreendedores afetados pela enchente
29/03/2016 16h53

Medidas foram aprovadas pelo Conselho de Orientação do Fundo de Investimento para pessoas físicas e jurídicas

A Prefeita Bel Lorenzetti, em companhia do Vice-prefeito, José Antônio Marise e do Diretor de Desenvolvimento, Geração de Emprego e Renda, Altair Toniolo, anunciaram as novas medidas aprovadas pelo Conselho de Orientação do Fundo de Investimentos de Crédito Produtivo Popular do Estado de São Paulo (Banco do Povo) em atendimento aos pedidos realizados pela Prefeitura de Lençóis Paulista, especialmente para pessoas físicas e jurídicas que tiveram seus imóveis afetados pela enchente de janeiro de 2016. As regras foram flexibilizadas para os empreendedores, com nenegócio formal ou informal.

As determinações estão em vigor e se estendem pelo período de vigência do estado de calamidade pública (13/01/2016 a 17/07/2016). Dentre as medidas estão o aumento do valor do primeiro empréstimo, de até R$ 20 mil, para as pessoas jurídica e até R$ 5 mil para as pessoas físicas. Também haverá uma redução no limite do prazo para a liberação do crédito, podendo variar de uma a duas semanas. Outra novidade é a liberação de recursos para a compra de materiais de construção, desde que destinado exclusivamente aos empresários. A suplementação do valor do fundo será feita pelo Governo do Estado, sendo que o 10% do aporte dos recursos fica a cargo da Prefeitura.

Para acelerar as aprovações dos empréstimos, o Comitê de Crédito Operacional dará prioridade às análises e aprovações das solicitações provenientes da unidade de Lençóis Paulista. Todos os detalhes sobre o empréstimo podem ser obtidos no Banco do Povo, onde os servidores poderão tirar todas as dúvidas dos interessados.

Altair Toniolo ressaltou a importância desta conquista para Lençóis Paulista, “uma vez que representa um grande benefício principalmente para as pessoas que foram afetadas pela enchente, que poderão contar com empréstimos com taxa de juros de 0,35% ao mês”

A Prefeita Bel Lorenzetti destacou o trabalho de equipe realizado pela Diretora de Desenvolvimento e a bancada de deputados do PSDB que permitiram os encontros na Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho , quando a Prefeita Bel e o Diretor de Desenvolvimento puderam requerer os pedidos ao secretário José Luiz Ribeiro.

O Banco do Povo foi criado em Lençóis Paulista em 2001 e sua função é garantir o fácil acesso ao Crédito para o pequeno empreendedor. Os empréstimos contam com as menores taxas de juros do mercado, 0,35% ao mês , com prazos de até 36 meses para pagamento. Desde a sua criação, o Banco do Povo já totalizou R$ 11 milhões em empréstimos para pequenos e micro empreendedores em Lençóis Paulista, o que fez da unidade instalada no Centro do Empreendedor ser uma das mais efetivas do Estado de São Paulo.