Lençóis Paulista, 27 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Reunião apresenta às escolas tema do Desfile Cívico de Aniversário: Olimpíadas
29/03/2016 15h52

Reunião apresenta às escolas tema do Desfile Cívico de Aniversário: Olimpíadas

Escolas e demais entidades participantes mostrarão na avenida a história dos jogos olímpicos e a vivência esportiva na cidade

Representantes de escolas e demais entidades envolvidas no tradicional Desfile Cívico de Aniversário de Lençóis Paulista participaram de reunião na manhã desta terça-feira, 29, que apresentou a temática do evento neste ano: “Olimpíadas”. A reunião ocorreu no auditório da Casa da Cultura, conduzida pelo diretor de Cultura, Nilceu Bernardo, e pela responsável pelo setor de projetos e convênios da Diretoria Municipal de Educação, Sabrina Amoedo dos Santos.

Eles também apresentaram aos participantes a organização que foi estruturada para a exposição do tema na Avenida Padre Salústio Rodrigues Machado. O desfile que marca os 158 anos de emancipação político-administrativa da cidade será realizado no dia 29 de abril, um dia após a data oficial de aniversário, já que o feriado municipal foi alterado para a sexta-feira. Os pelotões contarão com uma novidade que vai além da participação das escolas municipais, estaduais, particulares, bandas e fanfarras: todas as equipes esportivas de Lençóis também estarão representadas na Avenida.

“Vamos mostrar tudo o que as Olimpíadas e o esporte em si significam: disciplina, envolvimento, treinamento, superação. É um tema envolvente e todos estão bastante empolgados”, diz o diretor de Cultura, Nilceu Bernardo. “O desfile é um movimento artístico fantástico, que faz parte da nossa cultura e homenageia a nossa querida Lençóis Paulista”, destaca.

A aceitação do tema foi unânime entre os representantes das escolas e entidades envolvidas. “Não haveria melhor temática para este ano. Considero que para as crianças e para os pais, isso vai ser motivo de alegria e de orgulho, porque nós vamos mostrar o que o país tem de mais bonito”, comentou a diretora da Escola Municipal Esperança de Oliveira, Clarice Aparecida de Alencar Garcia. “Estamos passando por um momento econômico difícil, mas o desfile felizmente não vai deixar de existir e vamos fazer o nosso melhor para levar para a avenida a alegria das crianças, a disposição e o trabalho dos professores”, acrescenta.

Para Izabel Zacarias, que coordena as equipes de ginástica rítmica das escolas Idalina Canova de Barros e Lina Bosi Canova, o tema deste ano é para lá de especial. Isso porque ela ficou responsável por levar para a avenida justamente a modalidade para a qual tanto se dedica. Desde 2009 ela está à frente dos grupos de ginástica rítmica da cidade, que hoje reúne aproximadamente 120 meninas e tem como foco integração, disciplina e vida saudável. “Vamos mostrar para a comunidade muita criatividade e muita evolução, muito brilho e muita cor”, frisa.

A responsável pelo setor de projetos e convênios da Diretoria de Educação, Sabrina Amoedo dos Santos, explica que o evento sempre é estruturado de uma forma que seja realmente significativo para os alunos. “Sempre lançamos uma temática na qual os alunos é quem são os protagonistas. Nós lançamos uma ideia e a escola mostra na avenida a sua criatividade e o quanto seus alunos pesquisaram e falaram sobre o tema. É mais uma forma de aprendizagem”, diz.

Segundo os organizadores, a temática escolhida para este ano também ajuda a preparar Lençóis Paulista para o recebimento da passagem da Tocha Olímpica Rio 2016, marcada para o domingo 17 de julho.