Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Estudantes voltam às aulas no próximo dia 3
27/01/2011 18h39

Estudantes voltam às aulas no próximo dia 3

No dia 3 de fevereiro, próxima quinta-feira, começa o ano letivo de 2011 da Rede Municipal de Educação. São aproximadamente 8.500 alunos matriculados nas 32 escolas municipais, entre as de Ensino Infantil, Fundamental e creches.

“Nossas metas para 2011 são avançar mais uma vez no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] e seguir com os programas de capacitação dos professores e gestores, para cada vez mais intensificar a aprendizagem dos alunos”, aponta a coordenadora educacional da Diretoria Municipal de Educação, Lucinara Barbosa.

Neste ano os alunos da rede continuam a trabalhar com o sistema apostilado de ensino “Aprende Brasil”, do Grupo Positivo. No Ensino Infantil, as apostilas são semestrais, com direito também a um volume de datas comemorativas por ano. Já no Ensino Fundamental, as apostilas são bimestrais. Neste ano, o material terá um novo leiaute e cada aluno também ganhará uma agenda escolar do grupo Positivo.

Os uniformes serão recebidos pelos estudantes entre o final de fevereiro e o começo de março. As crianças que iniciarão o Ensino Fundamental terão direito a duas camisetas e duas bermudas e, em meados de abril, será a vez de receber os agasalhos - duas calças e duas blusas por aluno. Os demais estudantes, que já cursam o Ensino Fundamental na rede, recebem por ano uma camiseta, uma bermuda e um agasalho.

Para os pais

“A recomendação para os pais é que acompanhem o rendimento escolar das crianças e que estejam sempre na escola quando convocados pelo diretor ou nos eventos promovidos”, diz a coordenadora educacional. “Demonstrar essa participação é muito importante para as crianças. Temos visto que quando os pais acompanham os estudos dos filhos, tanto na escola quanto em casa com as tarefas enviadas pelo professor, os alunos têm mais empenho e autoestima”, explica.

Para os professores

A Rede Municipal de Educação conta hoje com aproximadamente 500 professores. “A mensagem para eles é que façam um bom trabalho”, acrescenta Lucinara. “Com a nossa profissão temos a chance de mudar muita coisa. Temos a faca e o queijo nas mãos; basta querer, acreditar que é possível, acreditar nos alunos e se empenhar a cada dia para fazer a diferença na vida desses estudantes”.