Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis Paulista recebe o espetáculo A Morte de Ivan Ilitch
08/03/2016 10h29

Lençóis Paulista recebe o espetáculo A Morte de Ivan Ilitch

O espetáculo é gratuito, mas é preciso efetuar agendamento antecipado na Casa da Cultura

O espetáculo “A Morte de Ivan Ilitch” se apresentará gratuitamente na Casa da Cultura nos dias 16 e 17 de março de 2016 , com a aplaudida atriz paulistana Cácia Goulart. Ela traz para o palco uma adaptação dramatúrgica desta novela que é considerada a mais perfeita obra do gênero do século XX, publicada em 1866 pelo célebre escritor russo Lev Tolstói. O monólogo que faz parte da circulação de espetáculos do Proac traz uma delicada e contundente reflexão sobre vida e morte.

Pela primeira vez em um trabalho solo, Cácia Goulart escolheu um clássico literário com tema e abordagem que tocam de perto o homem do nosso tempo. A obra aborda a pretensa autossuficiência do homem contemporâneo, que é relutante em admitir a própria finitude e põe a morte numa zona de silêncio. Disposta a tratar honestamente da questão, a atriz se desdobra na atuação, dramaturgia e direção desse espetáculo, que já recebeu duas indicações ao Prêmio Shell (2013/SP), nas categorias de Melhor atriz e Melhor Iluminação (Lúcia Chedieck).

Nesta livre adaptação dramatúrgica assinada por Cácia em parceria com Edmilson Cordeiro, a atriz interpreta o respeitado juiz Ivan Ilitch, casado com uma bela mulher, cujo relacionamento foi construído devido ao interesse de Ivan na fortuna da moça. Ao decorar sua casa, um dos símbolos da riqueza que ostentava, Ivan se fere enquanto pendura as cortinas. O machucado gradativamente toma proporções maiores e, aos poucos, Ivan caminha para a morte. Durante o trajeto para o fim da sua vida, o personagem reflete sobre o sentido que teve os anos vividos. Aos poucos, perdendo a influência e o papel de controle até mesmo dentro da sua casa, ele repensa sobre quanto valia, afinal de contas, tudo o que tinha.

O que vemos no espetáculo é uma atriz servindo de passagem para vozes e disponibilidades corpóreas que se modulam às exigências de cada movimento narrativo, em diferentes níveis do monólogo. Aprofundam-se o ponto de vista e as afecções da personagem, mas em diálogo com o ponto de vista da atriz, que também é sujeito e autora da trama. Obtém-se assim, numa oscilação entre o lírico, o épico e o dramático, um efeito de distanciamento crítico de significados múltiplos, em franco diálogo com o público, sem hermetismos.

O público é convidado a vivenciar a obra, como testemunha ou como quem toma partido no cortejo ora fúnebre ora sarcástico dos familiares, amigos e servos, ora por perspectivas solidárias, patéticas, irônicas ou poéticas. A música original composta por Marcelo Pellegrini sustenta e pontua a estrutura dramatúrgica, arrematando a ambiência do espetáculo.

Com cenário intimista de André Cortez, figurinos de Marina Reis e Desenho de Luz de Lúcia Chedieck, a plateia é convocada a participar das mais sutis pulsações do embate decisivo entre vida e morte na alma humana.

Ficha técnica:

A Morte de Ivan Ilitch. De Lev Tolstói

Livre adaptação a partir da tradução de Boris Shnaiderman- Editora 34

Dramaturgia: Edmilson Cordeiro e Cácia Goulart

Atuação, adaptação e direção: Cácia Goulart

Assistente de Direção: Inês Aranha

Cenografia: André Cortez

Desenho de Luz: Lúcia Chedieck

Música original: Marcelo Pellegrini

Figurinos/Visagismo: Marina Reis

Fotografia: Cacá Bernardes

Idealização: Cácia Goulart

Serviço:

Espetáculo: A Morte de Ivan Ilitch

Onde: Casa da Cultura

Endereço: Rua 7 de setembro, 934, Lençóis Paulista. Em virtude do número limitado de lugares é preciso efetuar reserva no local ou pelo telefone 3263 6525

 

notícias relacionadas

Tags: lençóis, paulista, recebe, espetáculo, morte, ivan, ilitch.

    newsletter

    2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
    Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
    CNPJ: 46.200.846/0001-76
    Telefone: (14) 3269-7000

    voltar ao topo