Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Alunos participam de programação especial que marca o Dia Mundial da Água
07/03/2016 17h19

Alunos participam de programação especial que marca o Dia Mundial da Água

Programa é promovido pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) em parceria com as diretorias de Educação e Meio Ambiente

Os alunos dos quartos anos das escolas municipais de Lençóis Paulista participam de aulas diferentes neste mês de março, que iniciam no Parque do Paradão e terminam na ETA (Estação de Tratamento de Água). Essa é parte das ações do Programa de Educação Ambiental “Água Para a Vida Toda”, promovido pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) em parceria com as diretorias de Educação e Meio Ambiente.

As atividades começaram na sexta-feira, dia 26 de fevereiro, com os alunos da Escola Eliza Pereira de Barros. Na ocasião houve a presença do diretor do SAAE, José Antônio Marise, da diretora de Educação, Lucinara Barbosa e do diretor de Meio Ambiente, Benedito Martins, além de professores e técnicos.

A programação vai ao encontro da temática instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) para reflexão neste ano: água e trabalho. O tema convida a pensar na atuação dos 1,5 bilhão de pessoas, quase metade dos trabalhadores do mundo, que trabalham em segmentos relacionados com a água. E também faz refletir que praticamente todas as profissões dependem da água, esse líquido precioso que -em quantidade e qualidade suficientes- pode mudar vidas e até mesmo transformar as sociedades e economias.

“Eu, na condição de diretor do SAAE, convivo diariamente com isso e sei da importância do trabalho dos nossos funcionários para que a população tenha água de qualidade na sua residência”, comentou Marise. “Ao reunir essas crianças, estamos também seguindo um calendário mundial e queremos deixar a elas a mensagem de que o trabalho humano é importante para a qualidade de água que temos disponível em nossas casas”.

O SAAE produz hoje aproximadamente 25 milhões de litros de água por dia. Metade é captada do Rio Lençóis e tratada na ETA, enquanto a outra metade vêm dos poços profundos do Aquífero Guarani. Durante a visita na Estação de Tratamento de Água, os alunos aprendem sobre todo esse processo.

A intenção de envolver as crianças, segundo Marise, é estimular que sejam multiplicadoras da informação e se transformem em adultos conscientes. “Elas levam a mensagem para suas casas, e o mais importante de tudo nesse trabalho de educação ambiental é colaborar para que se tornem adultos que vão defender o meio ambiente no futuro”, diz.