Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Casos de dengue reduzem 85% em 2016
04/03/2016 14h24

Casos de dengue reduzem 85% em 2016

Agentes do Núcleo verificam unidade em busca de criadouros do Aedes

Os casos confirmados de dengue em Lençóis Paulista reduziram 85% nos dois primeiros meses de 2016 em relação ao mesmo período de 2015. O número de notificações também reduziu em 50% nesse período. A redução é atribuída à intensificação das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti pela Diretoria de Saúde, em várias frentes: projetos envolvendo crianças, conscientização da população e medidas de cunho jurídico, como entrada forçada em imóveis fechados.

Entre os meses de janeiro e fevereiro de 2015, a Diretoria de Saúde registrou 70 notificações de dengue, tendo diagnóstico positivo para 39. A maioria dos casos eram autóctones. No mesmo período de 2016, foram registradas 35 notificações, quatro casos positivos. Todos são importados. Outros dois casos de pacientes que receberam o diagnóstico positivo, por meio de atendimento particular estão sob investigação. Os pacientes apresentaram os sintomas após voltarem de viagem.

“Estamos otimistas com os resultados de nossas ações. Havia uma expectativa para aumento dos casos após o carnaval. Historicamente temos aumento de registro após esse feriado, porque muitas pessoas contraem a doença em viagens. É comum inclusive começar a transmissão autóctone após o carnaval, o que felizmente não ocorreu. Embora nossos números sejam positivos, não podemos descuidar do controle, cada um deve fazer a sua parte eliminando os criadouros de dentro de casa pois eles representam 80% do total de criadouros encontrados. Não jogar lixo em terrenos baldios pois apesar do empenho de todos os funcionários da saúde, a população é nossa parceira e co-responsável pela eliminação do aedes”, enfatiza o diretor de Saúde, Márcio Caneppele Santarém.