Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis Paulista não tem suspeita de zika
25/02/2016 11h59

Lençóis Paulista não tem suspeita de zika

Arrastão de limpeza contra o Aedes

A Prefeitura de Lençóis Paulista, por meio da Diretoria de Saúde, esclarece que em nosso município não existe nenhum caso suspeito de zika, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A foto que circula nas redes sociais foi tirada da internet e corresponde aos sintomas de RUBÉOLA.

Desde o início do ano, dos casos suspeitos de dengue, apenas três tiveram resultado positivo (todos de pacientes que contraíram a doença em outro município). Até o momento a Diretoria de Saúde notificou 28 casos suspeitos de dengue, sendo 13 resultados negativos e 12 aguardam resultado.

As notificações seguem rigorosamente o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. Não existe tratamento para dengue, zika e chikungunya. A recomendação dos médicos nesse caso é hidratação e repouso para alívio dos sintomas.

Toda vez que a Vigilância Epidemiológica recebe uma notificação, imediatamente é feito o bloqueio casa a casa, que consiste em visita dos agentes comunitários de saúde em busca de focos do mosquito, nos imóveis próximos à residência dos pacientes (200 metros de raio). Em caso de diagnóstico positivo, é feita a nebulização da área para exterminar mosquitos adultos que possam estar contaminados e assim conter o avanço da doença.

O fato de nossos números serem animadores perante o quadro regional e nacional, não significa que estejamos livres do Aedes e suas consequências. Pontanto, enquanto a Administração Municipal faz a sua parte, para que Lençóis Paulista continue sem transmissão autóctone dessas doenças (dengue, zika e chikungunya), contamos com o apoio da população, para eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti.