Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / SAAE inicia etapa extra de controle de pragas na rede de esgoto
12/02/2016 16h37

SAAE inicia etapa extra de controle de pragas na rede de esgoto

Calor excessivo e chuvas constantes aumentam proliferação de insetos

Com o objetivo de reduzir a proliferação de pragas na rede de esgoto e na rede de drenagem pluvial, o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) vai realizar uma aplicação extra de inseticida e raticida em alguns bairros de Lençóis Paulista. A decisão foi tomada em função do forte calor e das chuvas excessivas. O trabalho começa na próxima segunda-feira, dia 15, e segue até a sexta-feira 19, de acordo com o calendário abaixo. A maioria dos bairros apresenta nenhuma ou baixa infestação por baratas, porém os que possuem histórico de média infestação e/ou difícil acesso da rede também receberão o controle de pragas.

Nos bairros novos, os poços de visita estão no passeio público (calçadas) e não devem ser cobertos por cimento, porque isso inviabiliza o serviço de controle de pragas. Outro instrumento que poderia ser utilizado para aplicação é a caixa de inspeção de esgotos, que cada imóvel é obrigado a construir para ligação de água/esgoto. Porém, a caixa de inspeção também tem sido coberta de cimento na calçada. Nestes bairros o controle de pragas não se torna muito eficiente. A orientação do SAAE é para que os moradores não cimentem nem os poços de visita e nem as caixas de inspeção.

O SAAE informa ainda que esta aplicação extra não substitui o controle de pragas anual realizado em todo município e também em Alfredo Guedes em três etapas.

A orientação do SAAE é para que os moradores anotem a data da aplicação no seu bairro e mantenham tampados os ralos, vasos sanitários, pias e saídas de água da máquina de lavar. Este procedimento evita que ratos e baratas entrem nas residências. No caso de odor incômodo, a recomendação é manter portas e janelas abertas para facilitar a ventilação.

CONFIRA O CRONOGRAMA

AFETADOS PELA ENCHENTE

Segunda-feira – 15 de fevereiro

Vila Baccilli, Vila Contente, Jd São João, Vila Éden, Vila Maria Cristina e Vila Repke, Jd Primavera

Terça-feira – 16 de fevereiro

Jd Morumbi, Vila Santa Cecília, Vila Virgílio Capoani, parte baixa do Centro de Lençóis Paulista e Alfredo Guede

BAIRROS COM DIFÍCIL ACESSO À REDE E/OU INFESTAÇÃO MÉDIA DE BARATAS

Quarta-feira – 17 de fevereiro

Jd das Nações, Maria Luiza IV, parte do Jd América

Quinta-feira – 18 de fevereiro

Jd Maria Luiza I e II, Jd Príncipe, Monte Azul e Cachoeirinha

Sexta-feira – 19 de fevereiro

Residencial Açaí I e II, Santana, Athenas, Maria Luiza III e Jd Europa

*Se você tiver alguma reclamação a fazer a respeito de infestação de baratas e roedores na rede de esgoto do seu imóvel, ligue para 3269-3311que o endereço será registrado e as causas investigadas. O SAAE realiza o controle de pragas na rede pública de esgoto, não nas residências.