Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Força total para recuperar a cidade
05/02/2016 15h59

Força total para recuperar a cidade

Equipes de diversas áreas ajudam a recuperar as áreas afetadas

Saiba como a Prefeitura de Lençóis Paulista tem trabalhado para atender as vítimas e recuperar a cidade após a enchente

O ano começou com um grande desafio para os lençoenses. Uma terrível enchente assolou o município entre os dias 12 e 13 de janeiro, deixando muita destruição e prejuízos. Desde então, as diretorias municipais têm trabalhado para recuperar as áreas atingidas e assistir as vítimas.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) foi um dos prédios públicos mais afetados e, como principal consequência, o abastecimento em vários bairros foi interrompido. Em tempo recorde, os servidores do SAAE reativaram a Estação de Tratamento de Água. O trabalho contou com apoio da iniciativa privada.

Os investimentos feitos pela administração na setorização do abastecimento evitou que toda a cidade ficasse sem água. Em função disso, grandes bairros como Núcleo Luiz Zillo, Júlio Ferrari, Caju e vários outros, não tiveram interrupção no fornecimento de água durante o período mais crítico, por serem abastecidos por poços e não dependerem da captação da água do rio.

Para os bairros afetados pela falta d’água, foi montado um eficiente esquema de caminhões-pipa, novamente em parceria com a iniciativa privada, que chegou a oferecer água potável em 16 pontos da cidade. Essa parceria resultou em mais 23 veículos em circulação com água para auxílio à limpeza dos imóveis atingidos.

A Diretoria de Assistência e Promoção Social se mobilizou rapidamente para receber pessoas desabrigadas no ginásio do Csec (entre os dias 13 e 20 de janeiro) e centralizou um ponto de acolhimento e destinação de doações no ginásio do Tonicão, com apoio de clubes de serviços e ajuda de um expressivo número de voluntários. Um ponto de apoio foi montado na capela Santa Rita, na Vila Contente, para servir refeições e atender a população. Num primeiro momento, a preocupação foi garantir abrigo, segurança para os pertences pessoais, refeições (foram distribuídas 4 por dia) e atendimento médico. As assistentes sociais realizaram visitas às famílias atingidas para realização de cadastro.

Servidores de várias pastas foram destacados de suas funções para auxiliar no atendimento às vítimas e na limpeza e recuperação das áreas afetadas.

As equipes da Diretoria de Obras trabalham intensamente em várias frentes. Foi priorizada a retirada de entulhos, que já foi concluída, e a recuperação das pontes das áreas urbanas. Todos os imóveis afetados receberam vistoria técnica, para avaliação de riscos. O trabalho continua com a recuperação de pontes e acesso nas áreas rurais.

Ainda como forma de apoio à população atingida, em breve será enviado à Câmara, projeto de lei para que as famílias não precisem pagar o IPTU, a Taxa de Bombeiro, a Taxa de Coleta de Lixo e as tarifas de água e esgoto (estas duas últimas referentes ao mês de janeiro). Das empresas afetadas não serão cobradas as taxas de alvará, taxa de licença e ISS fixo.

A prefeita Bel Lorenzetti está aguardando a homologação estadual e o reconhecimento federal da “Situação de Emergência”, por ela decretada, para que algumas obras possam ser executadas de forma mais rápida e para que a população tenha acesso a benefícios, como o saque de parte do FGTS.

A Prefeitura de Lençóis Paulista continua tomando todas as providências necessárias para minimizar os efeitos da enchente e agradece a todos aqueles que colaboraram e os que continuam colaborando para que a cidade retome o seu ritmo normal.