Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Escolas trabalham intensamente na construção do Projeto Político Pedagógico
03/02/2016 09h37

Escolas trabalham intensamente na construção do Projeto Político Pedagógico

Documento pode ser entendido como um guia, que indica a direção a seguir, não apenas para gestores e professores, mas também para funcionários, alunos e famílias

As aulas na Rede Municipal começam nesta quinta-feira [dia 4], mas o trabalho já ocorre de forma intensa. As equipes gestoras das escolas municipais participaram na última semana na Diretoria Municipal de Educação de três dias de encontros com educadores da Editora Positivo (responsável pelas apostilas do Sistema Aprende Brasil, usadas nas escolas municipais) para alinhar a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas. Foi uma “consultoria sob medida”, para auxiliar as equipes a construir esse documento, que deve estar concluído até o próximo mês de maio.

“Toda a equipe está trabalhando intensamente porque não queremos um documento 'de gaveta', que cumpra meramente cronogramas burocráticos”, ressalta a diretora de Educação, Lucinara Barbosa.

Ela explica que o O PPP define a identidade da escola e indica os caminhos para ensinar com qualidade. “Toda escola tem objetivos a alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao Projeto Político Pedagógico”.

Segundo a diretora de Educação, as próprias palavras da sigla PPP já ajudam a explicar o que ele significa. “Projeto” significa que reúne propostas concretas a executar num determinado período de tempo. “Político” considera a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individualmente e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir. Já a palavra “pedagógico” aponta que o documento define e organiza as atividades dos projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

“Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia, que indica a direção a seguir, não apenas para gestores e professores, mas também para funcionários, alunos e famílias”, destaca a diretora de Educação.

SAIBA MAIS SOBRE O PPP! CLIQUE NO LINK A SEGUIR E ASSISTA AO VÍDEO: