Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Aulas na Rede Municipal começam dia 4 de fevereiro
26/01/2016 15h18

Aulas na Rede Municipal começam dia 4 de fevereiro

Aluno durante atividade na Escola Amélia Benta do Nascimento Oliveira (Vila Baccili)

O ano letivo de 2016 da Rede Municipal de Ensino de Lençóis Paulista começa no dia 4 de fevereiro (quinta-feira da próxima semana). Mas já na quarta-feira, dia 3, os professores retornarão às atividades e estarão nas escolas para reunião pedagógica junto aos gestores, para alinhamento das primeiras ações. As creches municipais não interromperam o atendimento no período de férias escolares, apesar de haver diminuição da frequência dos alunos.

Os estudantes receberão no início das aulas as apostilas do Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo, com a qual toda a Rede Municipal atua, e os uniformes escolares de verão. Alunos e professores também receberão agendas escolares.

A Rede Municipal conta hoje com mais de 8 mil alunos matriculados e atende os segmentos de Educação Infantil (Creche e Pré-Escola), Ensino Fundamental I (do primeiro ao quinto ano) e Ensino Fundamental II (do sexto ao nono ano).

A diretora de Educação, Lucinara Barbosa, confirma mais uma vez o compromisso da Rede em oferecer uma educação de qualidade a todos os alunos e pede o apoio das famílias. “Conto mais uma vez com a parceria dos pais no sentido de participar ativamente da vida escolar das crianças e jovens. Assim eles se sentem mais amados e motivados, o que reflete positivamente no bom aprendizado”, explica.

Programação

O ano letivo de 2016 se encerrará no dia 9 de dezembro, mas até lá alunos e professores participarão de muitas programações diferenciadas, para somar ao importante processo de ensino e aprendizagem que ocorre na sala de aula.

Os Jogos Escolares -programação bastante esperada pelos alunos, que estimula hábitos saudáveis de vida e ajuda a descobrir novos talentos- serão realizados no segundo semestre. Também no segundo semestre ocorrerá o Simpósio de Boas Práticas para professores e gestores, e para os profissionais de creche, iniciativa adotada para compartilhar entre os funcionários da Rede Municipal as melhores práticas adotadas pela equipe, o que favorece a capacitação profissional.

Saelp

Em 2016 os alunos da Rede Municipal também participarão das provas do Saelp (Sistema de Avaliação Educacional de Lençóis Paulista), nos meses de abril e outubro.

Criado pelo próprio município para gerar um “Raio-X” da aprendizagem de cada um dos alunos, o Saelp é uma ferramenta adotada em Lençóis que se tornou uma referência.

A partir dos resultados obtidos na avaliação dos alunos, cada escola elabora seus planos de ações para corrigir eventuais problemas no processo de aprendizagem ainda no ano letivo vigente. E os resultados do Saelp também ajudam a direcionar as prioridades de investimentos, como projetos e convênios a serem implantados e o foco dos programas de formação para os educadores.

A Rede Municipal de Lençóis Paulista tem:

Mais de 8 mil alunos atendidos (Creches, Pré Escola e Ensino Fundamental do primeiro ano nono ano)

33 Escolas Municipais - 13 creches; 7 EMEIs – Escolas Municipais de Ensino Infantil, 4 EMEIFs – Escolas Municipais de Ensino Infantil e Fundamental; 9 EMEFs – Escolas Municipais de Ensino Fundamental, entre elas 2 escolas de período integral: EMEF Prefeito Ézio Paccola, no Jardim Primavera, e EMEF Professora Maria Zélia Camargo Prandini, no bairro Júlio Ferrari, onde os alunos permanecem o dia todo, com aulas como teatro, dança e artesanato, além das disciplinas tradicionais, e todas as refeições do dia.