Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Enchentes aumentam risco de doenças
14/01/2016 08h53

Enchentes aumentam risco de doenças

Quem teve contato com a água da enchente deve ficar atento para sintomas de doenças infecto-contagiosas

Quem teve contato com a água da enchente deve estar atento a doenças infecto-contagiosas. Um dos principais problemas é a leptospirose, doença causada por uma bactéria encontrada na urina do rato e que pode entrar pela pele humana. Se a pessoa tiver contato com a água ou a lama das enchentes precisa ficar atento a sintomas como febre, dor muscular, náuseas e dor-de-cabeça. Nesse caso, será preciso procurar um médico imediatamente e relatar que teve contato com alagamentos.

Também é importante estar em dia com as vacinas de hepatite e tétano. A Vigilância Epidemiológica recebeu doses dessas vacinas, e estão disponíveis em todas as unidades de saúde de Lençóis Paulista.

As enchentes também aumentam o risco de diarréia aguda, causada por bactérias, vírus e parasitas, além da febre tifóide, causada pela salmonella typhi, bactéria encontrada nas fezes de animais.