Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / “Maleta Viajante” incentiva leitura e aproxima famílias
18/01/2011 13h30

“Maleta Viajante” incentiva leitura e aproxima famílias

Na comunidade do Jardim Primavera, em Lençóis Paulista, a iniciativa de uma professora começou a mudar a realidade de muita gente no final de 2010. É o projeto “Maleta Viajante”, que incentiva o gosto pelo leitura e, 'de brinde', está aproximando mais pais e filhos.

Deile Barboza, professora do primeiro ano B da escola municipal de ensino infantil e fundamental “Prefeito Ezio Paccola”, começou com a ação no segundo semestre deste ano e já colhe bons frutos: muitas famílias passaram a incorporar a leitura no dia a dia de suas casas e até viram melhorar a convivência no lar.

O primeiro passo dela foi fazer uma reunião de pais para explicar sobre o projeto. A partir daí ela passou a fazer, três vezes por semana, o sorteio que dá direito à criança contemplada escolher um entre os vários livros da biblioteca da escola, selecionados pela educadora conforme a idade dos alunos.

Cada criança sorteada fica dois dias com o livro, que é levado para a casa dentro de uma maleta colorida, que foi decorada artesanalmente pela professora. Um lápis preto, uma caixa de lápis de cor, caneta azul, borracha e régua são ferramentas que complementam a pequena mala, que é entregue nas mãos dos pais no momento em que vão buscar seus filhos no portão da escola. A eles cabe uma missão simples, mas infelizmente pouco usual na grande maioria das famílias: reservar um momento do dia para contar uma história para as crianças.

“Percebo que essa simples ação mudou a postura de alunos e intensificou a relação de pais e filhos. Mesmo os pais que não sabem ler, têm mostrado interesse. Ouço dos alunos que eles sentam junto com alguém da casa que é alfabetizado e ouvem a história em família”, diz a professora. “É um momento de integração por meio da leitura”, completa.

E se a família não é muito solícita à ideia, a educadora também tenta mudar essa situação: investe em uma conversa franca para explicar a importância dessa ação, que não só agrega vocabulário, aguça a curiosidade e facilita o aprendizado das crianças, mas também tem o poder de colaborar com a união das famílias.

“Em casa agora sentamos todos juntos na hora da leitura”, conta Laudelice Feitosa Tomas, mãe de Sthefany, de sete anos. “É uma recordação que a minha filha vai levar para a vida inteira. Eu não tive esse momento, mas ela vai ter”.

Responsabilidade

Segundo a professora Deile, o projeto “Maleta Viajante” também contribui para disseminar entre as crianças o senso de responsabilidade e cuidado com o livro. “Até então muitos achavam que o livro era aquela coisa bonita para ficar na estante. Que não era para pegar, não era para sujar. Os próprios pais também tinham receio de deixar a criança levar os livros da escola, porque achavam que iam estragar. Hoje, na classe e nas casas, a cultura passa a ser outra”, explica.

Outra boa notícia é que a ação continua em 2011, agora com novas professoras também apostando no projeto.

* Na foto, os estudantes do primeiro ano B -a primeira turma a participar do projeto Maleta Viajante- com a professora Deile