Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis apresenta 'Plano de Enfrentamento ao Aedes aegypti'
04/12/2015 09h09

Lençóis apresenta 'Plano de Enfrentamento ao Aedes aegypti'

Márcio Santarém, Bel Lorenzetti e a enfermeira Sandra Ester apresentam ações de combate ao mosquito

A prefeita de Lençóis, Bel Lorenzetti, o diretor de Saúde, Márcio Caneppele Santarém, e a enfermeira Sandra Ester Alves Correia, responsável pelo Departamento de Informação e Educação da Atenção Básica, receberam a imprensa no Gabinete, nesta quinta-feira, para apresentar o 'Plano de Enfrentamento ao Aedes aegypti' e pedir o apoio da população na luta contra o mosquito.

Em diversas partes do país, além do avanço da dengue, a saúde tem o desafio combater outros dois males: zika e chikungunya, todas transmitidas pelo Aedes aegypti.

O Plano de Enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti foi uma recomendação do Ministério da Saúde aos municípios. O documento, que será enviado à DRS 6, trata-se de um conjunto de ações que visam reduzir o índice de infestação do mosquito e reforça o protocolo de atendimento em todas as unidades de saúde do município, para prevenção minimização de danos e prevenção de óbitos.

Desde novembro do ano passado, a Diretoria de Saúde realiza continuamente a campanha '10 minutos contra a Dengue'. Trata-se um checklist mensal, distribuído durante as visitas de rotina dos agentes comunitários, para que os moradores reservem um dia da semana para checar possíveis criadouros. Esta ação dura cerca de 10 minutos. A campanha passou por empresas, escolas, faculdades e repartições públicas.

Durante o ano letivo, os agentes visitaram as escolas com o projeto Agente Mirim, que capacitou alunos dos quartos e quintos anos para ajudar na fiscalização contra o mosquito. Para os alunos menores, foram desenvolvidas atividades lúdicas, como peças teatrais.

Já o mês de novembro, que marca o início das campanhas contra a dengue, teve a ação de mobilização social para limpeza das áreas verdes na região do Jardim Monte Azul. Em janeiro, a ação será realizada na Vila Maria Cristina.

Em dezembro, os agentes realizarão campanha educativa no centro de Lençóis, orientando para o destino correto do lixo, como forma de evitar os criadouros. Nas escolas, em 2016, o trabalho será feito também com alunos dos anos iniciais, por meio de cartilha educativa.