Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Seminário encerra programa de formação 2015
27/11/2015 11h18

Seminário encerra programa de formação 2015

Profissionais expuseram práticas desenvolvidas que foram favorecidas pelos encontros de formação

O último encontro do ano de formação continuada realizado pela Diretoria Municipal de Educação em parceria com a Editora Positivo foi realizado neste mês, no formato de seminário, quando todos os professores participantes do projeto, da educação infantil II e ensino fundamental I e equipe gestora das unidades escolares puderam expor como os encontros de formação favoreceram o trabalho desenvolvido em sala de aula, o que foi verificado nos depoimentos de práticas desenvolvidas. Também puderam relatar como o acompanhamento e apoio da equipe gestora são significativos para a qualidade do ensino e aprendizagem.

Os assessores da Editora Positivo finalizaram esse momento com uma breve retrospectiva do trabalho desenvolvido ao longo dos encontros.

Participaram da formação os professores da Educação Infantil II (Maternal II, Etapa I e Etapa II), professores do Ensino Fundamental I (4º e 5º anos) e coordenadores pedagógicos (Educação Infantil e Ensino Fundamental). As formações tiveram à frente os assessores da Editora Positivo Sílvia Pandini e Luciana Ceslinski (Educação Infantil II), Ricardo Selke e Fernanda dos Santos (Ensino Fundamental I – História) e Fernando Schena e Gabriela Marques Pinheiro (Ensino Fundamental I – Geografia), com acompanhamento das assistentes técnico pedagógicos Roseli Vicente e Elizandra Vidal Muller.

“Ao considerar a formação continuada como atividade essencial ao trabalho docente, busca-se oferecer suporte à prática pedagógica, a partir de situações que incentivem à problematização, a reflexão e a teorização, e que promovam a construção do conhecimento como processo contínuo de formação profissional”, explicam as assessoras da DME.

A proposta das formações neste ano:

Educação Infantil II:

Linguagem Oral e Escrita:

Temática: A apropriação da linguagem escrita pelas crianças – saberes em movimento.

Eixos de discussão:

- Alfabetizar ou não alfabetizar? Eis a questão!

- De olho nas hipóteses e nas ideias das crianças!

• Ler antes de saber ler, escrever antes de saber escrever: as tentativas de leitura e escrita das crianças!

• Criando contextos significativos para pensar sobre como se faz para ler e escrever!

Matemática:

Temática: Integrando linguagens, construindo sentidos – o trabalho com a matemática e a língua materna na educação infantil

Temática presencial para realizar planejamentos bimestrais, a partir do 2º volume do Livro Didático Integrado do Sistema de Ensino Aprende Brasil, na área de Matemática.

Ensino Fundamental I – 4º e 5º anos

Planejamento em Ação “Docentes”: Geografia e História

Curso presencial com a intenção de realizar planejamentos bimestrais, a partir do 2º volume, do Livro Didático Integrado do Sistema de Ensino Aprende Brasil, nas áreas de Geografia e História. Foco do trabalho: metodologias de ensino e sequências didáticas bimestre a bimestre.

Coordenadores Pedagógicos – Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Curso presencial com a intenção de apresentar as atividades e planejamentos realizados com as equipes de docentes durante o curso denominado Planejamento em Ação “Docentes”, para que acompanhem o trabalho orientando seus desdobramentos nas escolas.