Escola Ézio Paccola é destaque em encontro de boas práticas da Fundação Lemann e Google
Profissionais da EMEF Prefeito Ézio Paccola (Jardim Primavera) participaram do Encontro de Boas Práticas 2015 promovido pela Fundação Lemann em parceria com o Google, para disseminar boas práticas educacionais de uso de tecnologia na sala de aula. A proposta da escola municipal lençoense foi indicada como “primeiro lugar” do concurso de seleção.
O evento foi realizado no escritório da empresa Google em São Paulo, no dia 19 de outubro, e foi dividido em dois momentos: a primeira parte contou com palestras com especialistas em inovação educacional e, a segunda, com a apresentação das práticas vencedoras, quando o trabalho da escola Ézio foi mostrado pela coordenadora pedagógica Gláucia Travagli e pela professora orientadora de informática, Patrícia Daniela Bacelar.
“Nós ficamos muito felizes com a indicação do primeiro lugar, porque notamos a valorização e o reconhecimento de um trabalho sério desenvolvido ao longo de quase dois anos. O sucesso do nosso trabalho é reflexo da parceria entre corpo docente, professora orientadora de informática e a coordenação”, disse a coordenadora Gláucia.
“Durante as palestras, os temas instigaram para a abertura de novos caminhos para inovações tecnológicas na educação. E na apresentação das Boas Práticas, nós também tivemos a oportunidade de conhecer novas realidades e trocar experiências com os demais participantes do projeto de várias partes do Brasil”, comentou a professora Patrícia.
A prática da escola Ézio Paccola enfoca as temáticas planejamento e domínio da aprendizagem matemática, a partir do uso da plataforma do projeto Khan Academy, adotado na rede municipal por meio de parceria com a Fundação Lemman.
As profissionais aprovam o uso dessa tecnologia na sala de aula. “O projeto Khan Academy nos traz resultados de sucesso, pois os alunos estudam a matemática com autonomia e descobrem estratégias pessoais ao resolver as atividades atribuídas”, aponta Gláucia. Ela acrescenta que para o professor são disponibilizados relatórios com o desempenho de cada aluno, os quais facilitam os momentos de avaliação e replanejamento e permitem o acompanhamento e monitoramento da equipe gestora. “Há a possibilidade de comparar, identificar alunos com dificuldades, orientar e tomar decisões de novas estratégias e procedimentos didáticos pedagógicos, contribuindo para um processo de ensino aprendizagem mais real e dinâmico”, explica.