Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Temporada da Feira de Empreendedorismo continua nas escolas municipais
20/11/2015 14h16

Temporada da Feira de Empreendedorismo continua nas escolas municipais

Alunos durante a Feira de Empreendedorismo da EMEF Maria Zélia Camargo Prandini

A EMEF Ézio Paccola abriu na semana passada a temporada 2015 da Feira do Empreendedorismo das escolas municipais de Lençóis Paulista nas quais os alunos têm essa disciplina. Nesta semana, o evento também foi realizado nas escolas Maria Zélia Camargo Prandini (Júlio Ferrari), Lina Bosi Canova (Jardim Ubirama) e Philomena Briquesi Boso (Alfredo Guedes).

Os alunos das escolas municipais do 6º ao 9º ano e também os das duas unidades escolares de período integral do 1º ao 5º ano têm em sua grade curricular a disciplina de Empreendedorismo, o que foi possível após parceria firmada entre a Prefeitura Municipal e o Sebrae, por meio do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos. O objetivo é estimular as características empreendedoras desde cedo nas crianças e jovens, porque aspectos comportamentais como criatividade, trabalho em grupo, poder de decisão, capacidade de resolver problemas e boa comunicação podem garantir cidadãos com êxito na vida profissional e pessoal.

Durante as feiras, os estudantes estão expondo para a comunidade principalmente produtos de higiene, brinquedos ecológicos, utilidades para escritório, bijuterias e ervas aromáticas, que são comercializados.

A aluna Bianca Escalada, do 3º ano A da Escola Maria Zélia, comentou que a aula que mais gosta é justamente a de empreendedorismo. “A gente faz brinquedos bem legais e a professora ensina a sermos um bom empreendedor no futuro”, comentou.

Na escola Philomena, a professora Elaine Cristina de Moraes Martins comentou que ficou orgulhosa com o resultado da exposição, que contou com artesanatos de ponta produzidas pelos alunos, totalmente aptos a serem comercializados. “Seguimos uma determinada rotina na sala de aula e me sinto grata em ver, no final, esse resultado tão positivo”.

Olhar social

Os oitavos e nonos anos trabalham também com foco no empreendedorismo social. Na escola Lina Bosi Canova, a professora da disciplina, Luciane Germano Tosati, explica que o trabalho se concentrou em visitas na Apae e no Lar "Nossa Senhora dos Desamparados", para levar produtos como fralda geriátrica, leite e óleo, arrecadados por meio de campanha para essa finalidade. “As aulas modificam muito o olhar dos alunos. Teve aluno que eu sentia que não queria fazer a visita, mas que depois me surpreendeu com o trabalho realizado”, disse a professora.

A aluna Camila Eduardo Santiago, do nono ano B, conta que já voltou outras duas vezes sozinha à Apae depois da visita com a escola. E Nádia Barbosa, do nono Ano A, afirma que se sentiu bem com a iniciativa de distribuir leite e óleo no Lar de Amparo aos Idosos. “Acho que é bem importante ajudar o asilo; e é bom lembrar que um dia poderemos precisar dessa ajuda”, comentou.

Programação continua

A programação continua na semana que vem. No dia 24, o evento ocorre na escola Guiomar Fortunata Coneglian Borcat, no Jardim Caju, das 7h30 às 17h30. E no dia 26 será a vez da escola Idalina Canova de Barros (Nova Lençóis) realizar a feira, que acontecerá das 9h às 12h; das 15h às 17h e das 18h às 20h, marcando o encerramento da programação de 2015.

VEJA AS FOTOS DAS FEIRAS DESTA SEMANA:

Feira de Empreendedorismo na Escola Maria Zélia Camargo Prandini :Clique aqui

Feira de Empreendedorismo na Escola Lina Bosi Canova: Clique aqui.

Feira de Empreendedorismo na Escola Philomena Briquesi Boso : Clique aqui