Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Alunos da Rede Municipal são premiados no Encontro Nacional de Educação Tecnológica
17/11/2015 10h22

Alunos da EMEF Idalina, representantes da escola e da organização do evento durante a premiação

Alunos e professores da EMEF Idalina Canova de Barros (Jardim Nova Lençóis) representaram Lençóis Paulista no Encontro Nacional de Educação Tecnológica (Enetec), realizado em Presidente Prudente, e voltaram de lá com importantes premiações. Os alunos do 5º B conquistaram o troféu de terceiro lugar no 12º Concurso Nacional Visual Class, com o trabalho “Monteiro Lobato”. E os alunos do 9º ano A garantiram destaque nacional no 9º Concurso Internacional Visual Class, com o projeto “Construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte”.

Os dois trabalhos apresentados no concurso primeiro foram classificados na “2ª Amostra de Produção Digital de Lençóis Paulista”, realizada na escola Idalina em agosto deste ano. Ambos foram orientados pela professora de informática educacional Ângela Maria de Carvalho com o apoio da assessora pedagógica Alessandra Farinelli, da Multimídia Educacional, empresa que cedeu o uso da plataforma Visual Class para a criação dos projetos.

A premiação da 7ª edição do Enetec foi realizada no dia 23 de outubro no Anfiteatro César Cava, na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Segundo a organização do evento, durante o desenvolvimento dos trabalhos os alunos são estimulados a desenvolver várias habilidades, como o planejamento (quando têm que definir o tema, os tópicos e os recursos a serem utilizados); a colaboração (quando têm que dividir as tarefas entre a equipe); a pesquisa (quando procuram as informações em diversos meios); a síntese (quando têm que filtrar as informações que são relevantes); a argumentação (quando têm que defender um ponto de vista ou explicar um assunto); e a comunicação (quando sobem no palco e apresentam o projeto para o público).

Conheça os trabalhos premiados:

“Monteiro Lobato”

Primeiro os alunos do 5º B fizeram várias pesquisas, para, depois, poder abordar a biografia do Autor Monteiro Lobato de forma irreverente, com apresentações conduzidas pela Boneca Emília. Segundo a professora Gláucia Natália Aram, que esteve à frente do trabalho com a turma, o projeto durou quase 8 meses. Durante o período, também foram desenvolvidos cartazes sobre os principais personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo e as mães foram envolvidas na ação, com a confecção de bonecas de pano (as “Emílias) usadas na apresentação.

Apresentaram o projeto os alunos Maysa Freires Gomes da Silva, Karyn Hayssa Ben da Silva, Luiz Gustavo Araújo Candido, Otávio Gil Rodrigues e Rayanny Ferreira Chico.

“Construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte”

Com esse tema relevante e atual, os alunos do 9º ano A trabalharam conceitos de impacto ambiental e energético com relação à obra. O projeto envolveu toda a escola nessa discussão: após palestra, o grupo propôs que todos os alunos votassem a favor ou contra a construção da usina.

“Um dos maiores objetivos da escola é formar cidadãos capazes de se posicionar na sociedade, assumindo seu papel no mundo”, aponta a professora Gabriela Belasco, que conduziu o trabalho com a turma.

O trabalho foi apresentado pelos alunos Pedro Henrique Narcizo, Myrella Katellin da Silva Lopes, Lucas Gabriel de Souza, Amanda Aparecida da Silva e Isabela Fernanda do Prado.

Veja mais fotos: clique aqui