Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / UPA Funcionamento dos plantões
16/11/2015 17h02

UPA - Funcionamento dos plantões

Recentemente fomos questionados sobre alguns cortes realizados na área da saúde, em especial sobre o plantão da UPA, devido à crescente queda na arrecadação.

A verdade é que enquanto muitos municípios estão devolvendo suas UPAs por falta de recursos para conclusão da obra e manutenção, mesmo num momento de crise econômica, conseguimos inaugurar a unidade de Lençóis Paulista e colocá-la em funcionamento. Estamos realizando a manutenção com recursos próprios, enquanto não recebemos os repasses do Governo Federal.

A UPA oferece estrutura mais adequada tanto para os atendimentos de emergência e urgência, quanto para os atendimentos ambulatoriais. A estrutura é similar a de um hospital. O espaço disponibilizado é quase três vezes maior que o antigo pronto-socorro.

O número de leitos aumentou de 15 para 20, sendo divididos em poltronas de hidratação, inalação e macas. Os leitos de estabilização passaram de 2 para 4. Tem também o raio x digital, que trouxe agilidade para realização do exame, mas para o qual foi necessário manter um técnico em atividade 24 horas por dia.

A UPA atualmente oferece dois plantonistas no período da noite (clínico e pediatra), quando o movimento é menor, e três plantonistas durante o dia (dois clínicos e um pediatra). São atendidas em média 240 pessoas num período de 24 horas. Pela legislação federal, municípios de até 100 mil habitantes têm por obrigatoriedade oferecer dois médicos por período e atender 100 pessoas em 24 horas.