Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Saúde Prevenção e controle do diabetes
13/11/2015 15h19

Saúde - Prevenção e controle do diabetes

Equipes realizam atividades para controle da doença

Fomos questionados sobre a suficiência dos investimentos realizados pela administração municipal para atendimento das pessoas com diabetes.

A verdade é que a administração municipal desembolsa mais de R$ 300 mil ao ano na compra de kits (lancetas, tiras, agulhas e seringas) para que as pessoas que sofrem de diabetes possam fazer o acompanhamento da doença. Isso corresponde a quase 10 vezes mais do que o valor definido em legislação.

Na prática, o Estado destina R$ 0,50 centavos por habitante ao ano para a compra dos kits. Por força de lei, o Município deveria empregar a mesma quantia. Considerando uma população de pouco mais de 63 mil habitantes, esse valor ficar em torno de R$ 32 mil ao ano.

São destinados mensalmente R$ 3 mil para a compra dos insumos distribuídos nas unidades de saúde e UPA, R$ 400 para compra de kits para pacientes (via medida judicial) e outros R$ 22 mil para atender cerca de 800 pacientes insulinodependentes, totalizando mais de R$ 300 mil ao ano.

Além disso, para melhor qualidade de vida, os pacientes que sofrem de diabetes devem fazer acompanhamento nos grupos de Hiper Dia, disponível em todas as unidades de saúde, e participar das atividades promovidas pelas Estratégias de Saúde da Família e EACs, como caminhadas e palestras educativas.