Lençóis Paulista, 30 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Agentes comunitários de saúde trocam experiências
10/11/2015 15h30

Agentes comunitários de saúde trocam experiências

Agentes do Núcleo visitaram o Júlio Ferrari para conhecer projeto

Os agentes comunitários de saúde de Lençóis Paulista realizaram um intercâmbio entre as unidades para a troca de experiências, na última sexta-feira, 6 de novembro. O objetivo foi conhecer como cada equipe está trabalhando a prevenção das drogas com a comunidade dos respectivos bairros onde atuam.

No período da manhã e tarde, a equipe do Núcleo/ Rondon esteve no Centro Educativo Mário Covas para conhecer o projeto de sessão de cinema itinerante. Os ACSs do Núcleo/ Rondon levaram os alunos da escola Luiz Zillo que participam das atividades do 'Cortando o Mal pela Raiz'. No período da tarde, os ACSs da Estratégia de Saúde da Família do Jardim Nações também foram conferir a programação.

E maio deste ano, todos os agentes de Lençóis Paulista passaram por um curso de capacitação com foco na prevenção das drogas e também redução de danos (Caminhos do Cuidado – Formação em Saúde Mental'). Desde então, as equipes tem desenvolvidos projetos nas comunidades onde estão inseridas, de acordo com a realidade de cada bairro.

A equipe do Júlio Ferrari, desde junho promove sessões de cinema no Centro Educativo Mário Covas. Os filmes têm temática social e a participação é voltada a toda a comunidade. Um dos objetivos, além de conscientizar por meio da mensagem, é aproximar a população das atividades disponibilizadas no Centro Educativo. Os agentes estão em busca de parcerias para levar as sessões para locais públicos.

Já o projeto 'Cortando o Mal pela Raiz' é desenvolvido pelas equipes do Núcleo e Rondon e estimula os alunos do quinto ano da escola Luiz Zillo a se tornarem agentes mirins contra as drogas, por meio de palestras e gincanas.