Saúde - Reestruturação de plantões da UPA
A partir do dia 9 de novembro, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lençóis Paulista passa a contar com dois plantonistas no período noturno, das 19h às 7h, sendo um clínico geral e um pediatra. Durante o dia, quando é registrado o maior movimento, o serviço continua sendo prestado por três plantonistas (dois clínicos e um pediatra).
Esta é uma das medidas encontradas pela Administração Municipal para a contenção de gastos, uma vez que o aporte pretendido com a 'dação' do terreno da rodoviária ao Iprem, como antecipação de pagamento do déficit atuarial, foi rejeitado pela oposição na Câmara de Vereadores. Os recursos previstos para a manutenção da UPA, nos valores de R$ 100 mil para habilitação (já publicada em diário oficial) e R$ 75 mil para qualificação ainda não foram repassados pelo governo federal. A redução de um plantonista representa economia de R$ 39 mil mensais.
A portaria 2.048/2002 do Ministério da Saúde estabelece para o atendimento dos serviços de urgência e emergência, para municípios de 50 a 75 mil habitantes, dois profissionais por plantão (1 clínico e 1 pediatra) e 100 pacientes atendidos em 24 horas. Além de contar com três profissionais, a UPA tem média de atendimento de 240 pessoas por dia.
“Optamos pelo terceiro médico para agilizar o atendimento e como forma de retaguarda, pois em caso de transferência de pacientes, um dos profissionais fica responsável pelo acompanhamento. Dependendo da disponibilidade da vaga, este é um procedimento que pode levar horas”, explica o diretor de Saúde, Márcio Caneppele Santarém. “Eu aproveito esse momento para pedir mais uma vez que as pessoas procurem as Estratégias de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde para o atendimento ambulatorial. Desses 240 atendimentos diários, apenas 2% se caracterizam como urgência e emergência”, completa.
Mais reduções
A fim de cortar gastos, a Diretoria de Saúde promoveu uma readequação em seu prédio e devolveu um dos blocos, que era utilizado para cursos e treinamentos, ao proprietário. Isso representará uma economia de R$ 1,5 mil mensais. Estas atividades passam a ser realizadas no Centro de Atendimento ao Cidadão, Centro Municipal de Formação Profissional e outros prédios públicos.
O diretor de Saúde destacou ainda que nos três últimos anos promoveu uma reorganização dos funcionários do setor administrativo. Ao todo, nove servidores foram remanejados para atendimento nas unidades e Central de Regulação, sem reposição, uma vez que suas funções foram redistribuídas.