Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Ações pelo Dia de Ler vão premiar Biblioteca Orígenes Lessa
05/11/2015 16h03

Ações pelo Dia de Ler vão premiar Biblioteca Orígenes Lessa

Na Biblioteca Orígenes Lessa ocorreu a Maratona de Leitura, com diversas atividades como contação de histórias e peças teatrais

As ações pelo “Dia de Ler” realizadas em Lençóis Paulista por meio do trabalho desenvolvido pelas equipes das Diretorias de Educação e Cultura, que mobilizaram toda a comunidade lençoense, serão premiadas durante o 8º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas, que será realizado entre os dias 9 e 11 de novembro, em São Paulo.

A informação é do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, que informou que o evento contou com a participação de mais de 400 municípios de todo o país, entre esses, 162 no Estado de São Paulo. No total, 1,392 milhão de pessoas participaram das atividades e ações.

O resumo das ações foi enviado por 49 bibliotecas públicas municipais para a Unidade de Bibliotecas e Leitura, da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo. Após a análise, serão premiadas a Biblioteca Municipal Orígenes Lessa, em Lençóis Paulista, a Biblioteca Municipal Francisco da Silveira Leme, em Itatiba, e a Biblioteca Municipal Júlia Luiz Ruete, em Jaboticabal.

As três bibliotecas vão receber um kit especial de livros, contendo os títulos finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura 2015, além de uma menção honrosa que será entregue durante o 8º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias.

Ações que renderam prêmio

As ações na cidade tiveram ampla participação da população e envolveram agentes de saúde, alunos das redes Municipal e Estadual de Ensino, setores da Prefeitura, entidades, empresas e cidadãos lençoenses.

Na Biblioteca Orígenes Lessa ocorreu a Maratona de Leitura, que contou com diversas atividades como contação de histórias e peças teatrais, com adaptações dos clássicos infantis.

Nos Postos de Saúde, as equipes realizaram leituras para os pacientes nas salas de espera e nas residências visitadas. Já no período da noite, no Espaço Cultural “Cidade do Livro” foi realizado o evento “Blogando” com palestras sobre as redes sociais e a leitura, como também a produção literária nos meios virtuais.

Em Alfredo Guedes, mais um exemplo: durante todo o dia foi realizada a leitura de uma poesia, conto ou crônica pelo alto-falante da igreja. Na biblioteca ramal do local também foram realizadas leituras com crianças.