Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / BMOL apresenta painel em Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas; Bel Lorenzetti participa de Mesa Redonda
05/11/2015 15h08

Área interna da BMOL; em média 360 usuários frequentam biblioteca diariamente

Promover a circulação de ideias, por meio do debate criativo, refletindo, ouvindo e facilitando uma construção coletiva para conectar comunidades. Este é o propósito da 8ª edição do Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, que será realizado entre os dias 09 e 11 de novembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e a SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura. Nesta edição, o seminário apresenta palestras, painéis e debates nas áreas de acessibilidade, biblioteca como espaço além da leitura, criatividade e inovação, interação entre biblioteca e escola, letramento e alfabetização na biblioteca, mediação cultural, mediação de leitura, programas de extensão, soluções para ambientes e sustentabilidade.

Cerca de 600 profissionais das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Educação, Leitura, Literatura e que atuam em bibliotecas públicas, comunitárias e espaços de leitura participam do Seminário.

No dia 10 de novembro, o diretor de Cultura, Nilceu Bernardo, a coordenadora da BMOL e Espaço Cultural, Marina Aparecida Ronque Stopa e a bibliotecária Silviane Aparecida Sanches Sanches Rodrigues participam da apresentação do Painel Biblioteca Origenes Lessa, mais que um espaço de leitura – um local de encontro de histórias, destacando e apresentando as obras de revitalização e reforma, o programa de gestão implantado com certificação da Biblioteca São Paulo. Em média, a BMOL recebe cerca de 360 usuários por dia.

Mesa Redonda – Dentro da programação do Seminário, a prefeita Bel Lorenzetti participa no dia 11, às 9h30, de Mesa Redonda com o tema Construindo bibliotecas, formando cidadãos. Além da prefeita, estão confirmadas a presença do deputado federal Bruno Covas e do prefeito de Garça, José Alcides Faneco.

Os debates serão mediados por Maria Imaculada Cardoso Sampaio, da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (Febab) e como relatora, Maraléia Menezes de Lima, prefeitura de Itanhaém. Ainda no dia 11, está prevista a palestra O ato de educar: conectando bibliotecas e comunidades, com Tião Rocha, do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (MG).