Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Programa “Água para a vida” ensina boa conduta com a natureza
04/11/2015 14h17

Programa “Água para a vida” ensina boa conduta com a natureza

Alunos e representantes das instituições parceiras posam para a foto momentos antes da aula inaugural

Os alunos das escolas de Lençóis Paulista passam a contar com uma nova iniciativa na área de educação ambiental, o Programa “Água para toda a vida”, promovido pelo SAAE em parceria com as diretorias de Educação e Meio Ambiente. A aula inaugural foi realizada na manhã da última terça-feira, dia 3, no Centro de Educação Ambiental (CEA), localizado na Estação de Tratamento de Esgoto, para alunos do 6º ano A da Escola Guiomar Borcat.

“O objetivo é mostrar para as nossas crianças e jovens a maneira correta de se relacionar com a natureza”, disse o diretor do SAAE e vice-prefeito José Antônio Marise. “Hoje o mundo todo sabe que precisamos de ações urgentes para corrigirmos tudo aquilo que a humanidade fez de errado até o momento. Esse projeto pretende mostrar às crianças a grande importância da água para a nossa vida. Nesse contexto, elas também vão aprender sobre o processo que é executado na Estação de Tratamento de Esgoto para devolver a água que usamos à natureza em condições ideais”, explicou.

Programa permanente

O “Água para toda a vida” é um programa permanente de Educação Ambiental, que no primeiro momento será direcionado aos sextos anos das redes pública e privada da cidade. Os alunos são levados até o Centro de Educação Ambiental, onde participam de aulas e dinâmicas conduzidas pela bióloga do SAAE, Milena Guirado Coneglian.

“Os alunos estudam na grade curricular o ciclo da água, ideias de bacias hidrográficas, a dependência da água para os seres vivos, algumas formas do controle de poluição. Aqui eles vão consolidar os conhecimentos e poder vivenciar condições sustentáveis do prédio, que foi especialmente construído para isso”, diz. “Queremos que eles sejam uma sementinha, que germine em suas casas com suas famílias, e que levem para a vida toda os frutos de um meio ambiente mais sustentável”, completa.

Pelo que indicam os comentários dos alunos que participaram da aula inaugural, a consolidação do objetivo já está em andamento. “Nós precisamos da água a todo momento, por isso temos que cuidar bem dela”, disse a aluna Maísa Soares Ribeiro, ao final da aula. “Nós dependemos da natureza e não podemos estragá-la”, acrescentou a colega Isabela Guiar de Moura.

Para a professora de Ciências Maria de Fátima Gonçalves Abreu, que acompanhou os alunos no evento, a iniciativa é muito bem-vinda. “O projeto vem ao encontro de tudo aquilo que a gente trabalha na sala de aula para promover a conscientização. Depois dessa visita, vamos reproduzir o que foi aprendido aqui em forma de maquete ou outro trabalho e usar a cartilha para ajudar os alunos a se apropriarem de tudo isso”.

Cartilha

A cartilha da qual a professora se refere é um material pensado cuidadosamente para favorecer que após a visita “em campo” no CEA, o processo educativo continue na sala de aula.

A diretora de Educação Lucinara Barbosa explica que a cartilha objetiva complementar conceitos de Educação Ambiental com imagens do próprio município, para que o aluno relacione o seu meio aos fenômenos da natureza, modificações e processos de tratamento de água e esgoto da cidade em que mora. Os textos da cartilha aprofundam as discussões tratadas e têm propostas de atividades interdisciplinares.

A produção do material teve à frente a bióloga do SAAE, Milena, com coautoria de professores da Rede Municipal que em 2014 atuavam na Escola Lina Bosi: Luciana Rosa Estevam de Souza, Lucy Aparecida Vieira da Silva, Mariel Almeida Arantes Albuquerque, Milena Montanholi Mileski, Thaís Aparecida Josias da Silva e Thiago José Batista de Almeida. “Eles foram grandes colaboradores na construção de textos e sugestões de atividades propostas na cartilha para complementar o currículo estudado nas escolas”, comenta Sabrina Amoedo dos Santos, assistente técnica pedagógica da Diretoria de Educação, que esteve envolvida na revisão do material.

CONFIRA MAIS IMAGENS NA GALERIA: Clique aqui