Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Ações da Vigilância Epidemiológica atingem mais de 5 mil pessoas
03/11/2015 14h49

Ações da Vigilância Epidemiológica atingem mais de 5 mil pessoas

Palestra sobre DSTs para os alunos da escola Profª Lina Bosi Canova

As palestras e ações diretas, sobre o tema DSTs e Aids, realizadas pela equipe de Vigilância Epidemiológica, atingiram mais de cinco mil pessoas, entre janeiro e outubro de 2015.

Até outubro, foram realizadas 33 palestras, em escolas e Sipats (Semana Interna de Prevenção de Acidentes) de diversas empresas lençoenses, totalizando um público de 1.985 ouvintes. Outras seis palestras estão agendadas para o mês de novembro.

Além disso, foram distribuídos 3.440 kits com preservativos e folhetos com orientações sobre prevenção de doenças, em ações diretas no dia dos namorados e feiras. Esse número não contabiliza os preservativos e outros materiais disponibilizados nas unidades.

A enfermeira Josiane Maria de Souza Godinho reforça a importância dessas orientações. “Nas escolas, principalmente, percebemos que os adolescentes possuem muitas dúvidas sobre sexo que não tem coragem de perguntar ao professor ou aos pais, mas se sentem à vontade para questionar o profissional de saúde”, resume.

Entre os adolescentes existe a preocupação da gravidez precoce e também cresce o número de DSTs entre esse público.

Extramuro

A Vigilância Epidemiológica ainda contabiliza outras atividades 'extramuro', que é o termo designado para as ações além do trabalho interno de rotina.

Entre janeiro e outubro, foram dispensados 1.540 vacinas. A imunização foi realizada em empresas, hospitais, creches e visitas a pessoas acamadas.

Além disso, foram realizados 453 testes rápidos (que detecta alguns DSTs e hepatite C) em feiras, eventos e durante o Dia de Fazer o Bem.